faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Clínica São Vicente adquire Tomógrafo de Impedância Elétrica

Article-Clínica São Vicente adquire Tomógrafo de Impedância Elétrica

A Clínica São Vicente adquiriu um Tomógrafo para monitorização de impedância elétrica. Trata-se de um equipamento que monitora em tempo real o funcionamento dos pulmões e tem conseguido melhorar o tratamento de pacientes submetidos à respiração artificial nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

A tecnologia de impedância elétrica é uma tecnologia não invasiva e livre de radiação para monitorização à beira do leito da ventilação pulmonar. O seu funcionamento é através de uma cinta de eletrodos aplicadas ao redor do tórax do paciente, emitindo apenas uma corrente elétrica e fazendo a leitura da mesma.

Os objetivos da tomografia de impedância elétrica são: monitorar a ventilação pulmonar em pacientes entubados e em respiração espontânea com comprometimento pulmonar; auxiliar durante a ventilação mecânica, a fim de proteger o pulmão e prevenir complicações em pacientes com lesão pulmonar aguda e auxiliar na escolha dos parâmetros da ventilação mecânica em pacientes com comprometimento pulmonar.

Entre as indicações para o uso da Tomografia de Impedância Elétrica, conforme as Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica, estão:

. Avaliação da ventilação e sua distribuição no pulmão

. Avaliação da hiperdistensão pulmonar

. Avaliação de recrutamento e colapso pulmonar

. Ferramenta para garantir estratégia ventilatória protetora e minimizar complicações decorrentes da ventilação mecânica

. Detecção de pneumotórax

Segundo o Diretor Médico, Sérgio Siqueira, a Tomografia de Impedância Elétrica já está funcionando no CTI, desde dezembro de 2015, e possibilita ao médico acompanhar, em tempo real, as condições do pulmão enquanto ele é submetido à respiração artificial, permitindo um controle adequado do volume, da pressão e do fluxo de ar injetado pelo ventilador mecânico.