faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cirurgião brasileiro é destaque em congresso na Alemanha

Article-Cirurgião brasileiro é destaque em congresso na Alemanha

Armando Lobato leva técnica de cirurgia endovascular criada e aperfeiçoada no Hospital Santa Catarina para evento internacional

O Hospital Santa Catarina será palco de duas cirurgias endovasculares, procedimentos desenvolvidos pelo cirurgião Armando Lobato, pioneiro na técnica Sandwich – uma operação menos agressiva e invasiva para resolver aneurismas aórticos. As intervenções serão transmitidas ao vivo no Leipzig Interventional Course (Linc 2014), no dia 29 de janeiro.

A técnica desenvolvida por Lobato, em 2008, revolucionou o tratamento de aneurisma no mundo e é utilizada em outros centros clínicos, inclusive na Universidade da Califórnia (Ucla). “O trabalho que desenvolvi no Hospital Santa Catarina destaca-se pela rápida recuperação do paciente, além de reduzir o risco de morbidade e mortalidade, quando comparada aos procedimentos convencionais”, comenta o cirurgião.

Em sua décima edição, o congresso é referência mundial em cardiologia e contará com a participação de mais de 5 mil cardiologistas, angiologistas e cirurgiões vasculares de 70 países entre 28 e 31 de janeiro. O especialista brasileiro, o único convidado da América Latina, ainda estará em duas mesas de discussão sobre as técnicas que criou e aperfeiçoou na instituição.

Além da transmissão do centro de hemodinâmica do hospital, outras 11 instituições foram convidadas para expor suas técnicas para os congressistas, a maioria da Europa. “O destaque para a técnica Sandwich é conseguir promover tratamento para o aneurisma do arco aórtico, toracoabdominal e aortoilíaco, reduzindo o risco de morte em 25%, comprovando a confiabilidade e segurança da técnica”, salienta Lobato.

O aneurisma da aorta é caracterizado pela dilatação desse vaso sanguíneo, em mais de 50%, causada por doenças degenerativas ou como complicação da dissecção dessa importante artéria – podendo ocorrer em outras regiões do corpo. A doença mata mais de 6,5 mil pessoas anualmente. A maior parte dos pacientes está na região Sudeste e ligada à hipertensão e ao tabagismo.