faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cinco dicas para saber se o estresse está prejudicando sua saúde e seu trabalho

Article-Cinco dicas para saber se o estresse está prejudicando sua saúde e seu trabalho

Às seis da tarde o expediente acaba, mas você ainda precisa entregar o relatório; o mês está terminando e você está cheio de metas para bater; você chegou atrasado a uma reunião por conta de um engarrafamento interminável. Quem já passou por uma situação dessas já viveu momentos de estresse no trabalho. Momentos de alta tensão ou pressão fazem parte da rotina de muitas pessoas, mas o que sai do comum são esses episódios prejudicarem sua saúde e seu desempenho no emprego.

Confira cinco dicas dos especialistas que são uma ameaça a sua qualidade de vida.

1. Desordem mental, cuidado!

De acordo com Érika Morais Gonçalves, psicóloga do Hospital Pasteur, o estresse possui um viés positivo, mas seu acúmulo pode causar danos ao corpo e à mente. “O aspecto positivo do estresse está na produção de adrenalina, na animação que vivemos diante da superação de desafios que estimulam a produtividade. Entretanto, a soma e a repetição de situações estressantes podem ser prejudiciais para a atividade mental e causar danos à memória e ao aprendizado”, explica a especialista.

2. A pressão só aumenta

Agitação ou irritabilidade, sintomas aparentes do estresse, desencadeiam uma série de mudanças no organismo. Segundo Eduardo Nagib, diretor médico do Hospital TotalCor RJ, esse mecanismo fisiológico libera doses de adrenalina e cortisol no corpo que, em excesso, elevam a frequência cardíaca e a pressão arterial, diminuem a imunidade e colaboram para o aumento de peso e a ansiedade, entre outros fatores. “Juntos, esses sintomas potencializam doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes”, alerta ele. O conselho é buscar ajuda médica para estar em dia com a saúde do coração.

3. Noites em claro

A rotina agitada e repleta de aborrecimentos pode favorecer o surgimento da insônia. De acordo com Nagib, é preciso buscar ajuda médica para identificar suas causas e resolvê-las, já que a má qualidade do sono é fator influente para desencadear diversas doenças.

4. Dores pelo corpo

Além dos problemas cardíacos, outras condições físicas também podem indicar que seu trabalho não está fazendo bem. Entre os principais sintomas do estresse estão sinais de cansaço, dor na coluna, dor de cabeça, sentimento de medo e agressividade, diminuição da produtividade e eficiência, perda da memória, aceleração do batimento cardíaco e irritação. A mudança de hábitos pode caracterizar melhora significativa da sensação do estresse, de acordo com Eduardo Nagib: “Ter uma alimentação balanceada, realizar avaliação clínica periodicamente e praticar exercícios físicos podem ajudar a salvar o corpo e a livrar a mente da pressão do estresse, ficando menos vulnerável a doenças.”

5. Vida social em xeque

A falta de espaço para o lazer e de tempo para a família e os amigos também é fator que demonstra que você está seguindo o caminho errado na busca de mais tranquilidade. “Não limite sua vida ao trabalho; saiba administrar suas prioridades; o equilíbrio entre vida pessoal e profissional também é fundamental para o sucesso de sua carreira”, aconselha a psicóloga Érika.