This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Chromosome lança teste genético para detecção do vírus Zika no espermatozoide

By 14 de abril de 2016 Você Informa

Estudos ainda estão em andamento, mas acumulam-se as evidências de que o vírus Zika permanece no espermatozoide por pelo menos 30 dias após a infecção, o que pode levar a transmissão da virose por relações sexuais. Há relato de caso pela Agência Norte-Americana CDC de detecção do vírus no esperma após 64 dias da infecção.

Se houver o contato sexual sem proteção, a mulher pode ser infectada e, se estiver grávida, o feto poderá ser contaminado.

O laboratório Chromosome é o primeiro no Brasil a disponibilizar o teste genético para detecção do vírus nos espermatozoides. O teste é realizado por PCR, tem 99,9% de precisão e o resultado é obtido em 72 horas.

O rastreamento genético também pode ser realizado no líquido amniótico, no vilo corial, no sangue do cordão umbilical, bem como nos restos ovulares.

Tendo em vista que muitas vezes a virose é assintomática e devido aos sérios desdobramentos da infecção, é altamente recomendável que os casais que querem engravidar façam o teste, caso o parceiro tenha tido a virose recentemente (30 a 60 dias).

Os casais que se submeterem aos procedimentos de fertilização in vitro terão o esperma testado geneticamente para detecção do vírus Zika. Desde o dia 22 de março, a ANVISA determinou que as clínicas de reprodução humana assistida devem testar o esperma para detecção do vírus Zika.

Mais informações podem ser acessadas em: www.chromosome.com.br

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply