faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Centro de Tratamento de Dependência Química da Casa de Saúde Saint Roman atende mais de 1500 casos em dez anos

Article-Centro de Tratamento de Dependência Química da Casa de Saúde Saint Roman atende mais de 1500 casos em dez anos

fachada

Centro de Tratamento de Dependência Química da Casa de Saúde Saint Roman

completa 10 anos com mais de 1500 casos atendidos

Este setor conta com toda a estrutura de equipe multidisciplinar para atendimento aos pacientes

O CITRAD – Centro de Intervenção, Tratamento e Ressocialização de Adictos, da Casa de Saúde Saint Roman, está completando 10 anos, consolidando-se como um importante programa de tratamento para pessoas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Durante esse período foram registrados em torno de 1500 casos atendidos.

O objetivo do CITRAD é a identificação e a intervenção em casos onde o uso de substâncias ocorre sem controle e dele decorrem prejuízos de diversas naturezas (problemas no trabalho, familiares, financeiros, abandono de atividades de lazer que não envolvam a substância, entre outros). O tratamento busca que o paciente melhore seu entendimento a respeito do quadro apresentado, motive-se para o tratamento e consiga retornar para suas atividades, reintegrando-se ao convívio familiar e social.

Coordenado pela psiquiatra Dra. Renata Vargens desde 2008, o programa do CITRAD é oferecido nos serviços de internação, hospital-dia e consultórios. O espaço indicado para o tratamento é avaliado de acordo com o caso. Ao longo do tratamento, é possível que mais de uma modalidade seja necessária para o paciente, de acordo com a evolução. Nem todo paciente precisa ser internado. “Nos casos de risco grave de vida, sintomas psicóticos graves, uso compulsivo sem melhora com outras abordagens e intoxicações graves a internação deve sempre ser considerada”, informa Dra. Renata Vargens.

Dra. Renata Vargens explica que o programa conta com psiquiatras, psicólogos, conselheiros em dependência química, enfermeiros, nutricionista e profissionais especializados que desenvolvem atividades de educação física, yoga, música, cantar-terapia, arte-terapia e outras atividades em constante atualização.

A identificação de outros quadros psiquiátricos associados e o uso de medicação, quando necessário, é indicado pelo psiquiatra que acompanha o paciente. A equipe de psicologia oferece abordagem individual e em grupo e atende pacientes e familiares. “Todo paciente é avaliado de forma individualizada pela equipe multiprofissional com objetivo de oferecer o melhor tratamento para as necessidades específicas de cada indivíduo”, conclui Dra. Renata Vargens.

Sobre a Casa de Saúde Saint Roman

A Casa de Saúde Saint Roman, que completa 49 anos em junho, é referência no tratamento de transtornos mentais e dependência química. Foi fundada pelo psiquiatra Dr. Licínio Ratto que vislumbrava um atendimento psiquiátrico que garantisse a pacientes e suas famílias o retorno ao convívio social. O sucesso da sua filosofia está associado ao modelo implantado envolvendo equipes multidisciplinares.

A Clínica acredita na melhor qualidade de vida dos pacientes e familiares através de uma filosofia multiprofissional no tratamento dessas patologias e investe num trabalho voltado para a integração e a solidariedade dos profissionais que formam sua equipe.