This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Centro de Terapias da Unimed JF recebe Menção Honrosa

By 27 de outubro de 2020 Mercado, Você Informa

O Centro de Terapias da Unimed Juiz de Fora superou os obstáculos impostos pelo novo coronavírus e fez bonito no I Congresso Nacional de Inovação e Popularização da Ciência, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além de receber Menção Honrosa pela comissão científica do evento, o estudo “Pandemia de Covid-19: inovação em assistência à saúde e percepção dos clientes atendidos de forma remota”, desenvolvido pela equipe da Unimed Juiz de Fora, será publicado em capítulo exclusivo nos anais do congresso.

A pesquisa aborda as ações desenvolvidas pelo Centro de Terapias para garantir a continuidade da assistência no contexto da pandemia e mostra como profissionais e cuidadores enfrentaram os desafios nos atendimentos remotos e no uso de tecnologia. “Esse estudo revelou os impactos positivos do acompanhamento à distância para a saúde dos pacientes e o fortalecimento do vínculo com os seus cuidadores. O resultado foi surpreendente e reforça a capacidade de adaptação das equipes e o compromisso de oferecer aos nossos clientes a melhor assistência, mesmo em condições adversas e inesperadas”, comemora a líder do estudo, a diretora de Provimento de Saúde da Unimed Juiz de Fora, Nathércia Abrão.

O Centro de Terapias é um dos dispositivos do Ecossistema de Saúde da Unimed Juiz de Fora e atende pessoas de todas as idades, entre elas crianças e adolescentes com transtornos neurológicos como transtorno do espectro do autismo, microcefalia e paralisia cerebral. Para a operacionalização do atendimento remoto, a equipe de profissionais recebeu treinamento especial para telemonitoramento e videochamadas. E, para facilitar o trabalho com as crianças com necessidades especiais, os pais (cuidadores) passaram a contar com apoio emocional e todo o suporte necessário para a continuidade da terapia em casa (home office).

A Unimed Juiz de Fora proporcionou diversas outras ações, como uma live especial com a embaixadora da paz pela ONU e União Europeia, Berenice Piana, em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), apoio a associações assistenciais que atendem pessoas sem plano de saúde e o serviço Disque-Corona 24 horas. “Esse conjunto de iniciativas foi um sucesso. Houve grande receptividade dos pacientes e tivemos múltiplos ganhos, inclusive com muitas altas durante esse período de pandemia. Os relatos e testemunhos dos pais e pacientes são excelentes e confirmam os nossos resultados”, completa Nathércia Abrão.

Além do alto índice de satisfação dos beneficiários, o estudo apontou queda superior a 30% nas taxas de absenteísmo em consultas.

MAIS SOBRE O CENTRO DE TERAPIAS UNIMED

Em menos de dois anos de atividades, o Centro de Terapias da Unimed Juiz de Fora já realizou mais de 50 mil atendimentos, dos quais 16.459 terapias especiais. O serviço nasceu para acolher o paciente e assegurar que ele receba assistência completa e individualizada, prestada por uma equipe multidisciplinar especializada. São mais de 30 profissionais entre psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicopedagogos e auxiliares terapêuticos.

“Agradeço todo apoio que tenho recebido do Centro de Terapias da Unimed Juiz de Fora nesses dias de confinamento. Fico feliz com esta iniciativa e com o carinho que a Unimed vem tendo conosco em dias tão difíceis. Só tenho a agradecer, porque, mesmo longe, vocês continuam fazendo parte da nossa vida” (L.S. mãe de paciente)

“A Unimed Juiz de Fora me surpreendeu com o atendimento on-line. Tenho conseguido passar pela pandemia de forma bem mais tranquila. Agradeço a todos da Unimed por essa preocupação com a gente”. (A.P paciente)

Releases

About Release enviado por Jéssica Pereira

Jornalista