faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Casos de dengue aumentam no verão com a chegada das chuvas

Article-Casos de dengue aumentam no verão com a chegada das chuvas

A chegada do verão traz de volta o medo de novas epidemias de dengue. Com as águas, o mosquito da dengue encontra habitat ideal para se proliferar. Daí, a precaução ser o melhor remédio para evitar o contágio. Ainda não existe vacina contra a dengue. Portanto, a melhor forma de prevenção da doença é combater os focos de acúmulo de água, que são os criadouros do mosquito transmissor. Não se deve acumular água em latas, embalagens e outros.

“É importante difundir o conhecimento sobre os vários aspectos da doença e mobilizar a comunidade para as ações preventivas, porque as autoridades sanitárias sozinhas são incapazes de vencer a batalha contra o mosquito”, alerta o hematologista e patologista clínico Nelcivone Soares de Melo, do Pasteur Medicina Diagnóstica/DASA. O médico ressalta que a dengue é uma doença infecciosa aguda, que pode se apresentar como: infecção inaparente, dengue clássica, febre hemorrágica da dengue ou síndrome de choque da dengue.

A dengue é uma das mais importantes arboviroses em países de clima tropical. A Organização Mundial de Saúde estima que três bilhões de pessoas vivam em áreas de risco para a doença no mundo. Estima-se que anualmente 50 milhões de pessoas sejam infectadas. “Todos os casos de dengue devem ser comunicados ao Serviço de Vigilância Epidemiológica do município, pois dessa forma as autoridades sanitárias podem definir ações preventivas e de combate aos vetores”, afirma Dr. Melo.