faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Cariocas ganham unidade de transplantes musculoesqueléticos na rede privada

Article-Cariocas ganham unidade de transplantes musculoesqueléticos na rede privada

O CHN (Complexo Hospitalar de Niterói) acaba de ser credenciado para a realização de transplante de tecidos musculoesqueléticos, que incluem ossos, tendões, meniscos e cartilagens. A instituição, primeira da região Leste Fluminense a receber a autorização para fazer esse procedimento, passa a ter o título de hospital transplantador, referência para a utilização de tecidos de bancos de tecidos de todo o país, especialmente do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Com o credenciamento, o CHN passa a ser uma nova opção no estado para pacientes que precisam desse tipo de transplante. Além disso, o hospital inaugura amanhã (9/09) o Espaço Vida, um ambiente dedicado ao acolhimento de pacientes transplantados em hemato-oncologia e seus familiares, com serviços complementares ao tratamento, como psicologia e fisioterapia.

A acreditação, concedida pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, foi liderada pelo Dr. Rodrigo Góes, ortopedista e especialista em cirurgia de joelho do CHN, que, além de mentor, é credenciado para ensinar os futuros cirurgiões a realizarem esse tipo de transplante.

“Desde setembro de 2013 buscávamos esse avanço. O que já era realidade em muitos grandes centros do mundo agora também é em Niterói. Ser transplantador eleva o CHN a um patamar acima da média nacional, mostrando que estamos alinhados com os avanços da medicina e o bem-estar dos pacientes. O foco é oferecer o que há de mais moderno em cirurgia ortopédica, com total segurança, por mais complexa que a técnica possa parecer”, ressalta o médico, que também é especialista em traumatologia do esporte e integrou a equipe médica do Comitê Olímpico do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e no Pan-americano de Toronto, realizado no mês passado.

O objetivo da instituição é expandir o atendimento a casos de alta complexidade. “O CHN é o hospital privado com o maior leque de credenciamentos para transplantes, que são: transplante de medula autólogo e alogênio, renal e agora musculoesquelético. Com esse perfil, somos a unidade privada que mais realiza esses procedimentos no estado. Até 2016, teremos potencial para duplicar o número de transplantes feitos, investindo ainda mais na segurança assistencial”, afirma Ilza Boeira Fellows, diretora-geral do CHN.

O credenciamento permite ao CHN executar diferentes procedimentos de enxerto homólogo – quando o tecido é de um doador cadáver. Segundo Rodrigo, existem diversas indicações para uso de tecidos musculoesqueléticos: transplante de menisco ou osteocondral; reconstrução ligamentar ou multiligamentar; correção de falhas ósseas e ressecção de tumores ósseos, entre outras. “No Brasil, os enxertos não têm custo adicional para o paciente, visto que, no país, é proibida a comercialização de órgãos e tecidos”, ressalta o médico.

O primeiro procedimento está previsto para o final de setembro. O médico afirma que esse tipo de transplante é extremamente seguro, tendo a taxa de rejeição ou transmissão de doenças inferior a um caso para 1 milhão. Rodrigo revela que, apesar da complexidade da técnica, a ocorrência de sucesso é superior a 80%.

“Toda cirurgia de transplante musculoesquelético é considerada de alta complexidade. Para isso, o médico precisa ser credenciado ao SNT para ter acesso ao banco de tecidos. Entretanto, o risco de desenvolver rejeição é parecido com uma transfusão de sangue, o que demonstra a segurança do procedimento, independentemente de sua dificuldade de execução”, finaliza o ortopedista.

Serviço:

Evento: Inauguração do Espaço VIDA - Centro Multidisciplinar para Famílias de Pacientes de Transplante Hemato-oncológico. Ambiente exclusivo para pacientes hemato-oncológicos, cujo objetivo é dar mais conforto e informações aos internados e seus familiares sobre o período após a alta hospitalar, além de oferecer serviços complementares ao tratamento, como psicologia, fisioterapia, enfermagem e medicina especializada. O espaço conta com uma sala de repouso e o modelo de humanização é pioneiro no Estado.

Horário: 15h

Local: Unidade de Transplantes do CHN, Rua La Salle, 12, Centro Niterói.

Público: Apresentação para os profissionais de saúde