This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Capacitação em neurocirurgia oferecida pelo Hospital Santa Paula

By 28 de fevereiro de 2019 Você Informa

A área da instituição foi certificada por mais quatro anos pela Federação Latino Americana de Sociedades de Neurocirurgia

Pela segunda vez consecutiva, a divisão de Neurocirurgia do Hospital Santa Paula, centro de referência em saúde da zona sul de São Paulo, recebe a certificação da Federação Latino Americana de Sociedades de Neurocirurgia como centro de excelência em treinamento de neurocirurgiões.

Com o credenciamento, a instituição poderá dar continuidade na formação complementar e especialização de jovens neurocirurgiões de países da América Latina interessados em aperfeiçoamento profissional em três áreas: Oncológica, Base de Crânio e Vascular, no quadriênio 2019-2022. “Essa certificação foi concedida após visita do professor Marcos Masini, do Comitê de Docência da Federação Latina Americana de Sociedades de Neurocirurgia, realizada no início deste mês à instituição. “Poucos hospitais do Brasil possuem essa certificação. Estamos muito felizes e orgulhosos em termos os nossos serviços reconhecidos mais uma vez”, afirma o professor Paulo Henrique Aguiar, médico neurocirurgião e coordenador técnico da neurocirurgia e da residência médica do Hospital Santa Paula.

O especialista explica que, além de tecnologia hospitalar de ponta, a certificação exige um corpo clínico de profissionais especializados e reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. “Recebemos nos últimos anos residentes de várias partes da América Latina, como Chile, Peru, Bolívia e Argentina. Os profissionais tiveram a oportunidade de assistir cirurgias de remoção de tumores cerebrais com paciente acordado, utilizando toda a tecnologia avançada de localização de tumor”, explica.

Além disso, os residentes puderam acompanhar neurocirurgias de aneurismas e compreender a interação dessas especialidades com os protocolos de tratamento na UTI Neurológica. “Os profissionais desenvolvidos nessas especialidades tiveram formação acadêmica e profissional sólida e hoje podem contribuir para a formação de excelência de vários centros latino americanos”, conclui Aguiar.

Até agora, cinco jovens neurocirurgiões estrangeiros já passaram pela capacitação oferecida pelo Hospital Santa Paula. O programa internacional tem duração média de três meses, podendo chegar a 6 meses. Para participar, os interessados precisam passar por uma entrevista, apresentar currículo e provar proficiência em língua portuguesa. Caso queira atuar como médico no país, precisa ainda fazer a prova do Revalida.

Já o Programa de Residência Médica da instituição oferece anualmente uma vaga para a especialidade de Neurocirurgia para médicos recém-formados brasileiros. Reconhecido pela Sociedade Brasileira da especialidade (SBN), o programa segue o edital estabelecido pelo MEC.

Releases

About Release enviado por Larissa Ribeiro

Sobre o Hospital Santa Paula O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. Com uma área de 19 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia. O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos. Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva. Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. É acreditado da ONA - Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; em 2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC. Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2468 - Vila Olímpia - (11) 3040-8000 Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br

Leave a Reply