This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

+100 PALESTRANTES Saiba quem estará nos palcos do HIS19. 🎙 Clique aqui

Câncer de mama: a importância da mamografia na prevenção da doença

By 25 de outubro de 2012 Você Informa

A UDDO, rede de clínica especializada em medicina nuclear diagnóstica, ressalta a importância de realizar exames preventivos neste “Outubro Rosa”, mês da prevenção ao câncer de mama. Cada vez mais, as mulheres brasileiras têm acesso aos modernos recursos que permitem diagnosticar precocemente a doença e tratá-la ainda na fase inicial, aumentando em 95% as chances de cura. De acordo com a clínica, exames e procedimentos tais como mamotomia, mamografia, o linfonodo sentinela (para investigar sinais de metástase no sistema linfático), já cobertos pelos planos de saúde de massa, vem crescendo a uma taxa média de 15% ao ano.

O acesso maior a esses procedimentos, principalmente à mamografia, é fundamental para reduzir o índice de mortandade em decorrência da doença. Cem em cada cem médicos recomendam exame anual de mamografia como forma mais eficaz de diagnosticar o câncer em estágio inicial e evitar que a doença avance. Com o equipamento de diagnóstico por imagem é possível detectar tumores de menos de meio centímetro e até microscópicos, que não podem ser identificados em exames clínicos e no autoexame de mama.

A mamografia é recomendada para mulheres a partir dos 40 anos, faixa etária na qual a maioria dos casos da doença acontece.

A mamografia digital é atualmente a mais indicada, uma vez que possibilita obter, logo de início, imagens de alta qualidade, reduzindo as possibilidades da repetição do exame, além de expor a paciente a menos radiação.

Há ainda a técnica nuclear de linfonodo sentinela, que possibilita identificar, precocemente, a presença de metástase do câncer mamário. Este procedimento – já realizado na UDDO – é feito a partir da aplicação de substância de baixa radiação que serve como contraste, permitindo detectar os primeiros gânglios do sistema linfático afetados pelas células tumorais, pelos quais o tumor pode se espalhar. A partir dos resultados, o cirurgião pode extrair somente a parte afetada, evitando esvaziamento da cadeia linfática.

www.uddo.com.br

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply