faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Campanha de Hipertensão destaca as escolhas feitas ao longo da vida

Article-Campanha de Hipertensão destaca as escolhas feitas ao longo da vida

Cartilha e cartazes com cantores, artistas, apresentadores de TV e esportistas traz dicas de como evitar a Hipertensão ou como controlar a doença

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, idealizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – irá focar neste ano as escolhas que as pessoas fazem ou podem fazer para viver mais. A campanha “Eu sou 12 por 8”, que é organizada pelo Departamento de Hipertensão da SBC terá o slogan “Viver mais é uma escolha que você faz” e nos cartazes e folders trará os embaixadores Paloma Bernardi (atriz), Vitor Belfort (esportista), Natália Guimarães (ex-miss Brasil), Natália do Vale (atriz) e Caio Castro (ator) com mensagens positivas da importância de fazer atividade física, controlar o peso e ter uma alimentação saudável.

A Hipertensão arterial não controlada é a principal causa de infartos do coração e derrames cerebrais, que são os maiores motivos de mortes no Brasil e no mundo. A doença é também a principal causa de insuficiência dos rins e da necessidade de hemodiálise ou transplante renal. “Recentemente, descobriu-se ainda que a Hipertensão é também importante fator para a perda de memória e demência. Manter a pressão em níveis próximos a 12 por 8 é a melhor receita para uma vida saudável”, lembra o coordenador nacional da campanha “Eu sou 12 por 8” da SBC, Marcus Vinícius Bolívar Malachias.

Um hipertenso que não segue o tratamento adequado tem uma expectativa de vida reduzida em 16 anos e meio, em média. No Brasil, há 40 milhões de hipertensos, mais de 30% da população adulta. E menos de 20% deles fazem o controle adequado. Uma em cada 3 mortes é devida às doenças cardiovasculares. No país, são 326 mil óbitos, um a cada 2 minutos. Mais da metade das vítimas têm entre 45 e 69 anos.

O presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, Weimar Sebba Barroso explica que são muitas as causas dos baixos índices de controle da Hipertensão no Brasil. “A doença é, na maioria das vezes assintomática, o que faz com que muitos não a percebam, alguns se neguem a aceitá-la, enquanto outros não percebam os benefícios do seu tratamento, que não são imediatos”, conta.

O receio de efeitos colaterais é também um grande entrave ao tratamento. Mulheres temem principalmente o aumento de peso com o uso de remédios, enquanto os homens fogem dos medicamentos pelo medo da impotência sexual. “Na verdade, poucos são os remédios que podem causar tais efeitos colaterais, mas todos acabam levando a má fama. Pelo contrário, a Hipertensão não controlada figura entre as principais causas de disfunção sexual em homens e mulheres”, orienta Marcus Bolivar Malachias. O custo dos remédios, o desconforto de ter de tomá-los diariamente, a necessidade de ingerí-los várias vezes ao dia, a correria da vida moderna e a não priorização dos cuidados com a própria saúde, são alguns dos muitos entraves à adesão ao tratamento.

Embora 12 por 8 seja o nível ideal da pressão arterial, valores abaixo de 14 por 9 podem ser considerados normais para algumas pessoas. “Tomar os medicamentos diariamente, controlar do peso e o estresse, reduzir o sal e aumentar o consumo de vegetais, fazer exercícios físicos, visitar periodicamente o médico e medir a pressão regularmente são cuidados simples que salvam vidas e previnem graves doenças”, finaliza o coordenador da campanha da SBC.

“Eu sou 12 por 8” é uma campanha do Departamento de Hipertensão da SBC para prevenção, diagnóstico e controle da Hipertensão. A cartilha desenvolvida para este ano traz ainda os embaixadores Samuel Rosa (vocalista da banda Skank), Lázaro Ramos (ator) e Carolina Ferraz (atriz) dando dicas de como evitar a Hipertensão ou como controlar a doença. No site da campanha www.eusou12por8.com.br ainda é possível ver os depoimentos dos demais embaixadores: Bell Marques, Ney Matogrosso, Ronaldo “Fenômeno” Nazário, Lucas Mendes, Ricardo Amorim, Guilhermina Guinle, Sarah Oliveira, MV Bill e outros.