This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HIS19 Já conferiu os 40 primeiros palestrantes dessa edição? 🚀 Clique aqui

Cabe Arquitetos e NUPEHA participam de encontro de Design inclusivo na Hospitalar 2019

By 30 de maio de 2019 Hospital, Você Informa

Mais uma vez, a Cabe Arquitetos e o NUPEHA (Núcleo de Pesquisas Hospital Arquitetura) marcaram presença na Hospitalar. O maior evento da área de saúde das Américas, que aconteceu de 21 a 24 de maio, na capital paulista, reafirmou sua posição de fonte de geração de oportunidades de negócios e desenvolvimento tecnológico do setor, com cerca de 1200 expositores, 50 países e aproximadamente 85 mil profissionais.

Dentro deste propósito de inovação, um grupo seleto se reuniu para discutir sobre Design do Mobiliário, Arquitetura do Ambiente, Modelos de Interação e produção de Espaços de Saúde mais inclusivos. O encontro aconteceu no stand da Teto Móveis e contou com a presença de Marcos Cardone e Célia Bertazzoli, arquitetos da Cabe Arquitetos e mantenedores do NUPEHA; Sérgio Fix e Daniela Domingos, Teto Mobiliário; Fabiana Souza, Ace Revestimentos; Adauri Carvalho, La Bella Finestra/NUPEHA e Fabricio Aigner e Thiago Rizzo, da Intermed Care Mais.

Cardone, que coordena a “Área de estudos 1” do NUPEHA, voltada para a pesquisa sobre Design Clínico, levou como tema para a discussão, a resiliência e acolhimento promovido pela receptividade do ambiente e de espaços de saúde, que possibilitem a inclusão digital e o compartilhamento da informação para apoiar a tomada de decisões.

Em resposta às indagações sobre tipologia e modelos de ambientes de saúde, apontou como argumento de dinâmica no grupo, o fato da saúde ser um domínio de extremo contraste e complexidade, onde muitas vezes as necessidades humanas ficam em um plano inferior, em nome da eficiência, cura da doença e rentabilidade, o que fomentou o debate entre estes gestores, designers e arquitetos.

“Foi um momento especial que pudemos traçar um panorama de como a arquitetura de interiores de assistência pode impulsionar a melhor interação entre médicos e pacientes e a eficiência do provedor e os novos rumos nesta direção”, comentou o arquiteto da Cabe.

Para ele, “à medida que o ritmo da mudança continua acelerando, precisamos colocar as pessoas no centro do processo, para trazer soluções inovadoras, com um design baseado em evidências para saúde. Esta deve ser a razão central do design e da arquitetura dos ambientes de saúde, pois o modelo que dará maior resultado e rentabilidade é aquele que visa melhorar a experiência do paciente e a satisfação do usuário”.

Durante o pequeno fórum destacou-se, ainda, que o design, baseado em pesquisa de evidências, permite estabelecer estratégias seguras de projetos focados no paciente, que melhoram a saúde e a qualidade de vida das comunidades e, ao mesmo tempo, geram beleza e valor.

Outro aspecto foi a contemporaneidade do mobiliário no universo da saúde. O cenário foi ideal para esta abordagem, pois aconteceu no stand da Teto, onde os participantes puderam testar as possibilidades dos produtos da marca e discutir soluções de ambientação, numa dinâmica de equipe.

Os arquitetos da CABE apresentaram um projeto inovador de Clínica Acessível, com mobiliário Teto na composição de diversos ambientes. “As formas, cores e conforto inspiram a participação mútua e a sensibilidade interpessoal no ambiente, por serem peças estimulantes e interativas, características que contribuem para promover a inclusão, além de criar condições para um modelo de atendimento com foco no paciente”, ressaltou Cardone.

Releases

About Release enviado por NUPEHA E CABE ARQUITETOS

Sobre a CABE Arquitetos Comandada pelos arquitetos Marcos Cardone e Celia Bertazzoli, é uma empresa com 25 anos de mercado e com mais de 1 milhão de m2 de projetos para o setor de saúde. A equipe multidisciplinar do escritório trabalha com o conceito Healthcare Design Thinking e atende todas as etapas, desde o planejamento, projeto, consultoria, criação e modernização de ambientes de saúde interativos, humanizados, inovadores e eficientes. A empresa é fundadora e mantenedora do NUPEHA - Núcleo de Pesquisa Hospital Arquitetura. www.cabearquitetos.com.br

Leave a Reply