This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo realiza o 500º transplante de medula óssea

By 9 de novembro de 2020 Hospital, Você Informa

Instituição é uma das referências no País nesse tipo de procedimento

O Centro Oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo acaba de realizar o 500º transplante de medula óssea, uma marca bastante relevante e que se torna ainda mais expressiva se levarmos em conta que ela foi atingida considerando os procedimentos realizados apenas nos últimos 4 anos. Dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) comprovam a alta produtividade do Centro Oncológico da BP nesse tipo de transplante. Em 2019 foram realizados 147 procedimentos desse tipo, fazendo com que a BP figure entre os 5 principais centros transplantadores de medula óssea do País e o principal da capital paulista.

A qualidade do atendimento prestado e a chancela institucional são dois pontos que contribuem para o rápido crescimento do serviço. “Neste curto período de funcionamento já nos firmamos como referência em transplante de medula óssea para outros oncologistas e hematologistas que não são da BP. Conquistamos essa credibilidade graças a um esforço conjunto de uma equipe médica e multidisciplinar altamente especializada”, explica Phillip Scheinberg, coordenador de Hematologia do Centro Oncológico da BP. “E esse time de especialistas acaba de receber um reforço de peso. Os médicos Maria Lucia de Martino Lee e Victor Gottardello Zecchin, duas grandes referências na área de Hematologia Pediátrica no País, acabam de se juntar a nós. Eles trazem uma enorme experiência, que será muito importante para ampliarmos ainda mais nossa oferta de serviços em Hematologia”, conclui Phillip.

Indicado para casos de doenças de sangue, como anemias, mielodisplasias e determinados tipos de leucemia, mielomas múltiplos, linfomas e imunodeficiências, o transplante de medula óssea consiste na substituição da medula doente por células íntegras para reconstrução de uma medula saudável. Realizado por meio de uma infusão, o procedimento reconstrói a medula óssea para dar espaço para a formação de outra, que seja mais saudável. Trata-se de uma opção de tratamento muito importante que, quando bem indicado e executado, oferece uma chance real de cura para diversas condições oncológicas.

A infraestrutura da BP para esse tipo de procedimento é uma das melhores do País para atender pacientes adultos e pediátricos em todos os tipos de transplante, incluindo o apoio para o diagnóstico e monitoramento de doenças hematológicas, avaliação integral do doador e do receptor, equipe multiprofissional experiente e estrutura física de ponta para garantir segurança e conforto para quem necessita passar por esse tipo de tratamento. São 17 leitos especializados, que incluem controle do ar, água, filtragem do ar e sistema de pressão positiva, além de outros cuidados essenciais para reduzir o risco de infecções.

“Criamos processos, definimos fluxos e protocolos, além de promovemos o total envolvimento entre médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar no programa de tratamento. O nível de eficiência técnica e operacional que temos aqui na BP certamente é uma das razões do desempenho acima da média do nosso centro transplantador e nos deixa totalmente preparados para as terapias celulares que devem chegar ao País no próximo ano”, detalha Phillip. “Além disso, nosso banco de sangue acaba de ser certificado pela Advancing Transfusion and Cellular Therapies Worldwide (AABB), a mais importante entidade de certificação de bancos de sangue do mundo, uma chancela importante para a segurança do paciente transplantado”, conclui o médico.

A BP realiza todas as modalidades de transplante de medula óssea, tanto autólogos, quando as células transplantadas são do próprio paciente, quanto os alogênicos, quando as células são doadas por outro indivíduo, aparentado ou não. Em todos os casos o processo inteiro é acompanhado pelos especialistas da instituição, desde o pré-transplante; a mobilização, coleta e preservação de células progenitoras hematopoéticas; a administração de quimioterapia em altas doses; a infusão das células progenitoras; o suporte clínico e intensivo durante o período de aplasia medular; e o suporte ambulatorial dedicado no pós-transplante.

About Release enviado por BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.