INSCREVA-SE para o HIS19 e atualize-se com mais de 70 horas de conteúdo! Inscreva-se

Bomi Group assinou um contrato de 3 anos com a Guerbet no Brasil

By 8 de dezembro de 2018 Você Informa

A multinacional Guerbet, um dos principais players mundiais em matéria de meios de contraste e soluções para imaging, escolheu a Bomi Group para reestruturar os processos logísticos em São Paulo com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido aos seus clientes.
As atividades iniciaram em julho de 2018: A Bomi Group oferece a Guerbet o serviço de armazenamento de produtos a uma temperatura controlada (até 25 °C), além de uma área de Repair Shop equipada de cerca de 150 m², onde a equipe técnica da Guerbet pode acessar e trabalhar em total segurança. O cliente também dispõe de uma doca de carga/descarga dedicada e de uma área para a recepção de produtos em quarentena de cerca de 140 m².
A Guerbet é pioneira no campo das soluções de imaging: sua missão é oferecer aos profissionais de saúde meios de contraste, dispositivos médicos e soluções inovadoras essenciais para o diagnóstico de imagem e de intervenção, a fim de melhorar o prognóstico e a qualidade de vida dos pacientes. Os produtos Guerbet devem chegar às mãos dos profissionais nas melhores condições, tanto em termos de temperatura de conservação como de gerenciamento do packaging: isso significa que é necessário recorrer a uma logística de qualidade.
A Guerbet escolheu a Bomi Group como um parceiro logístico no Brasil com o objetivo de melhorar as condições de armazenamento de seus produtos e agilizar as entregas aos clientes. Antes do acordo com a Bomi, a Guerbet utilizava seu próprio armazém independente localizado em Interlagos, no sul de São Paulo. Encontrando-se perante a necessidade de administrar um crescimento repentino na demanda, a empresa decidiu transferir todos os produtos para uma nova área de 25.000 m² no armazém da Bomi Group em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo. A partir de Itapevi são gerenciadas todas as entregas para os vários clientes: essa mudança de estratégia já começou a produzir excelentes resultados.
Após a aquisição da norte-americana Mallinckrodt, a Guerbet quase duplicou suas dimensões no Brasil e no resto do mundo. A empresa logo percebeu que o armazém de Interlagos, usado desde 1998 para armazenar seus produtos, havia se tornado insuficiente em termos de espaço. Uma análise das atividades de logística no Brasil revelou outros problemas. “Tivemos que suportar altos custos fixos para nossas operações internas, como aluguel de armazéns, custos de segurança e impostos. E, além disso, não tínhamos oportunidades de expandir. Compreendemos que tínhamos que nos concentrar mais na atividade de end-use, que é precisamente a distribuição de dispositivos médicos. Percebemos que apoiar-nos em um parceiro logístico só traria benefícios para a nossa empresa”, explica Junio Neto, Supply Chain Manager da Guerbet para a América Latina.
Uma vez identificada a necessidade de iniciar uma parceria com um operador logístico, a Guerbet lançou uma concorrência para encontrar o operador que cumprisse plenamente os requisitos de armazenamento e distribuição de meios de contraste e dispositivos. Esses requisitos certamente não eram poucos nem simples de satisfazer. Considerado um dos principais players em logística para o setor da saúde, a Bomi Group Brasil venceu a concorrência, demonstrando possuir os mais altos padrões de qualidade. A Bomi Group é líder de mercado no Brasil na área de logística médica e hospitalar com mais de 30% de participação no mercado e oferece soluções avançadas e customizadas para mais de 90 clientes nacionais e multinacionais, gerenciando mais de 1 milhão de entregas por ano. No Brasil, a Bomi Group possui três armazéns, dois em Itapevi e um em Itajaí, no estado de Santa Catarina, totalizando mais de 40.000 m² de superfície com temperatura controlada e refrigerada.
De acordo com Roberto Godoy, CEO da Guerbet no Brasil e Marketing Director para a América Latina, após a assinatura do contrato e antes do início das atividades, foi necessário ajustar alguns processos. “Um dos desafios foi integrar nossos sistemas informáticos, então criamos novas interfaces para automatizar as operações. Hoje não há mais intervenção manual e aumentamos o nível de rastreabilidade de nossos produtos. Desde a chegada no armazém até a entrega, sabemos exatamente o que acontece em cada fase do processo. Outro aspeto importante é que os nossos produtos são destinados a clínicas e hospitais e, para cumprir todos os regulamentos específicos, decidimos abrir uma unidade da Guerbet dentro do centro de distribuição. Foi um processo de aprendizagem natural e gradual e hoje podemos dizer que nossa logística é seguramente mais eficiente e otimizada do que nunca”, afirma Godoy.
Toda a gama de produtos da Guerbet, dos dispositivos médicos aos meios de contraste e injetores, é armazenada no armazém da Bomi Group em Itapevi. “Em nosso armazém de Interlagos, essa expansão não teria sido possível. O aumento da capacidade de armazenamento, a experiência no setor da saúde, a possibilidade de melhorar o rastreamento de produtos para nossos clientes juntamente com a otimização de custos foram fatores decisivos para a escolha da Bomi”, acrescenta Neto.
“A Bomi e a Guerbet são empresas de vanguarda que têm muito em comum, como o foco na performance e a busca da excelência. A Bomi se orgulha de manter essa parceria tão longa e tenho certeza de que também dessa vez não seremos superados. Nossa dedicação ao setor da saúde é consolidada e a Guerbet certamente pode confiar em nossa experiência como líder de mercado na região para superar as expectativas de seus clientes”, conclui Gustavo Galvão, Head of Businesses Development da Bomi Group para a América Latina.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply