This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

bioMérieux e AMIB juntos pela prevenção de infecção na UTI

By 30 de julho de 2015 Você Informa
infecção_mão

A infecção hospitalar é um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais de saúde nas unidades de terapia intensiva. Estudos comprovam que cerca de 70% dos pacientes internados recebem tratamento para algum tipo de infecção.

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) lançou este ano a Campanha Nacional de Prevenção de Infecção em UTI, que reúne 7 pontos chave cruciais para auxiliar a prevenção dessas infecções. O objetivo é conscientizar e levar informação a 2.350 UTIs brasileiras, abordando médicos, profissionais de UTIs, familiares e visitantes, para reduzir o tempo de internação do paciente, reduzir custos, reduzir sepse e principalmente, a mortalidade.

Diante disso, a bioMérieux, líder mundial em diagnóstico in vitro, que possui um portfólio completo de soluções que auxiliam nesta prevenção, patrocina a campanha da AMIB e destaca suas soluções por meio dos 7 pontos chave:

1. Higienização das mãos
A higiene das mãos é a principal medida de prevenção de infecções relacionadas aos cuidados de saúde. Embora seja uma medida simples, as taxas de adesão a esta medida são extremamente baixas, chegando a apenas 70% nos centros com melhores resultados.
2. Uso racional de antimicrobianos
A bioMérieux torna a escolha do antibiótico mais fácil por meio do Advanced Expert System (AES), que fornece a analise do fenótipo das bactérias de forma rápida e precisa, permitindo o reconhecimento de mecanismos de resistência bacteriana. Além disso, a Procalcitonina (PCT) contribui para a melhoria do gerenciamento dos pacientes com sepse, aumentando a sua chance de sobrevivência, pois auxilia no diagnóstico e no monitoramento da terapia antimicrobiana e da resposta do paciente ao tratamento.
3. Uso Adequado das Precauções de Contato
O uso de precaução de contato em pacientes sabidamente colonizados ou com infecção por patógenos potencialmente resistentes no ambiente de cuidados intensivos é parte das ações de combate da disseminação de infecções.
4. Rastreio de Medidas de Isolamento dos Casos
Meios de cultura cromogênicos para a vigilância de bactérias multirresistentes fazem parte do portfolio de produtos da bioMérieux Brasil S.A., como os produtos Gelose chromID® VRE e Gelose chromID® BLEE (ESBL) para a detecção de resistência a Vancomicina e presença de betalactamases de espectro estendido, respectivamente. Eles contribuem para a redução dos custos com testes adicionais e custos hospitalares no gerenciamento da resistência bacteriana.
5. Vigilância Epidemiológica
Sistema Automatizado de Genotipagem bioMérieux, o Diversilab® é uma plataforma automatizada que utiliza a tecnologia de rep-PCR, que permite a completa caracterização de bactérias ou fungos em nível clonal. É uma identificação rápida e com grande precisão, que auxilia a identificação de surtos hospitalares.
6. Limpeza do Ambiente
A bioMérieux contribui para a uma higienização adequada por meio do TSA, meio de cultura irradiado em tripla embalagem para o controle microbiológico de salas limpas e sua monitoração ambiental, assim como por meio do controle de esterilidade do ar com o produto Air IDEAL®.
7. Educação Continuada dos Profissionais de Saúde
Por meio da Meriéux Université, a bioMérieux realiza o programa de treinamentos bioMérieux Day, com especialistas de renomadas instituições acadêmicas e hospitalares do País, nas áreas Clínica e Industrial (farmacêutica, cosmética e alimentos) para profissionais e estudantes da área.

Com o objetivo de conscientização aos profissionais da saúde, a bioMérieux, líder em diagnóstico in vitro, e a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) trabalham juntas nessa campanha a fim de combater o quadro atual de mortalidade, sepse e tempo de internação nas UTI’s brasileiras, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento da saúde pública.

Mais informações: (11) 3847-1266 ou pelo e-mail: vendas.brasil@biomerieux.com

Sobre a bioMérieux
Líder mundial na área de diagnóstico in vitro por 50 anos, a bioMérieux fornece soluções (reagentes, instrumentos e softwares) que determinam a origem da doença e de contaminações de produtos industrializados, a fim de melhorar a saúde do paciente e garantir segurança aos consumidores. Seus produtos são utilizados para o diagnóstico de doenças infecciosas e fornecem resultados clinicamente relevantes para a detecção e acompanhamento do câncer e das emergências cardiovasculares.
Fundada na França em 1963, a bioMérieux tem cerca de 5.800 colaboradores e está presente em mais de 150 países por meio de 41 filiais (inclusive no Brasil) e uma ampla rede de distribuidores. Em 2013, suas vendas atingiram € 1,588 bilhão com 87% das vendas fora da França.
A família Mérieux tem uma tradição ao longo de um século de compromisso na luta contra as doenças infecciosas. Marcel Mérieux, que trabalhou com Louis Pasteur e fundou o Instituto Mérieux, o Dr. Charles Mérieux, Alain Mérieux e Dr. Christophe Mérieux dedicaram suas vidas à biologia, com o objetivo de melhorar a saúde mundial.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply