faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Avanços na colonoscopia potencializam combate a tumores colorretais

Article-Avanços na colonoscopia potencializam combate a tumores colorretais

Considerada por especialistas um dos exames proctológicos mais completos para a prevenção e o diagnóstico precoce de tumores colorretais, a colonoscopia passa pelo desenvolvimento e aplicação de novas plataformas, com progressos científicos e avanços tecnológicos capazes de trabalhar eletronicamente as imagens convencionais. Os benefícios chegam ao Brasil gradativamente, proporcionando melhorias operacionais e diagnósticos mais rápidos e precisos.

“Tivemos diversos avanços em colonoscopia nos últimos anos”, afirma o Dr. Lúcio Rossini, especialista do Hospital Sírio-Libanês e coordenador do XVII Curso Internacional de Colonoscopia, que será promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), entre os dias 1 e 3 de agosto.

“Na parte diagnóstica, os destaques são a cápsula endoscópica para o cólon, que permite a visualização do revestimento interno do intestino grosso, e a endomicroscopia confocal, que possibilita a obtenção de imagens microscópicas, in vivo, de alta-resolução da camada mucosa do trato gastrointestinal. No campo terapêutico, há evolução na realização de dissecções de lesões planas por colonoscopia. Novos colonoscópios com maior campo de visão ou com visão retrógrada também estão sendo introduzidos no mercado e deverão estar em breve no Brasil”, explica o Dr. Rossini.

O objetivo do curso promovido pelo IEP/HSL é difundir o conhecimento e as inovações técnicas para os profissionais da área da saúde. Além de palestrantes brasileiros, o evento contará com as exposições de renomados especialistas estrangeiros, como o Dr. Taku Sakamoto (Japão), Dr. Horacio Gutierrez Galiana (Uruguai) e a Dra. Aline Charabaty (Estados Unidos).

O curso é composto por etapas teóricas e práticas que permitem aos alunos a participação efetiva em discussões e esclarecimento de dúvidas. O II Curso Hands on (1 de agosto) aborda de forma prática procedimentos diagnósticos e terapêuticos em Colonoscopia. O XVII Curso de Colonoscopia (2 e 3 de agosto) apresenta e discute as inovações mais relevantes na área.

O procedimento

A colonoscopia é indicada a pacientes com alterações duradouras do hábito intestinal, sangramento e eliminação de muco com as fezes. Para a realização do exame, é necessária a limpeza do intestino grosso por meio de uma dieta especial e de laxantes específicos. Com o paciente sedado, o especialista introduz um endoscópio pelo canal anal que progride até o íleo terminal. As imagens são geradas em telas de alta definição. Na presença de pólipos ou outras alterações da mucosa, pode-se realizar biópsias ou mesmo a ressecção endoscópica de um grande número de pólipos intestinais.

“A colonoscopia tem sido importante também em casos assintomáticos. O rastreamento do câncer colorretal, por exemplo, se inicia aos 50 anos. Pacientes com história familiar de câncer colorretal, e algumas sindromes, no entanto, tem maior probabilidade de desenvolver a doença, e devem ser submetidos à colonoscopia mais precocemente e em intervalos menores”, explica o especialista.

Além do câncer colorretal, a colonoscopia identifica tumores benignos e malignos de reto, cólon e íleo terminal, divertículos e alterações vasculares e doenças inflamatórias diversas, como a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn.

Serviço

Evento: XVII Curso Internacional de Colonoscopia

Data: 01 a 03 de agosto

Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Endereço: Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo-SP

Informações: http://iep.hsl.org.br/Paginas/curso.aspx?IdAtividade=343&pnv=0&gclid=CJ-b0JHzhLgCFRDl7Aod7ioADQ