This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

AUSTA hospital conquista a Acreditação ONA nível 3

By 17 de fevereiro de 2020 Hospital, Você Informa

O AUSTA hospital recebeu a Acreditação com Excelência, nível 3, a mais alta certificação de qualidade hospitalar conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta certificação atesta que o AUSTA hospital alcançou excelência em gestão, com maturidade da cultura organizacional de segurança, transparência e busca pela melhoria continua da qualidade assistencial.

Apenas 168 hospitais têm a Acreditação nível 3 entre os milhares que existem no Brasil. Esta certificação é válida por três anos, período após o qual o Hospital passa por nova avaliação, se quiser mantê-la. “Esta conquista premia a dedicação e o profissionalismo de nossos funcionários e corpo clínico, que há muitos anos aceitaram o desafio de instituir em nosso Hospital a cultura da qualidade e segurança do paciente, referenciada pelos níveis 1, 2 e 3 da ONA”, lembra o cardiologista, Mário Jabur Filho, diretor presidente do Grupo AUSTA. “A ONA 3 certifica que no AUSTA hospital os pacientes encontram um ambiente seguro, com infraestrutura de qualidade, além de atendimento de excelência por parte dos profissionais de saúde. O cuidado na nossa instituição será cada vez mais personalizado e humanizado, próximo de cada profissional e da equipe como um todo”, completou Dr. Jabur.

Segundo a enfermeira Maristela Maricato de Souza, gerente assistencial do AUSTA hospital, para se atingir a excelência em gestão, foi fundamental a mobilização de todos os funcionários para se instituir um sistema de gerenciamento completo de desempenho em todos os níveis. “Temos controle total sobre todos os indicadores em todas as áreas e níveis do Hospital e avaliamos, constantemente, nossos resultados que, em última análise, devem refletir no cuidado. Essa qualidade técnica deve chegar à percepção de quem utiliza a estrutura: pacientes, acompanhantes, nós mesmos, nossa família, bairro, cidade, toda população”, destacou a gerente assistencial.

A Acreditação com Excelência ONA 3 sinaliza para a sociedade que o AUSTA é um Hospital que busca sempre as melhores práticas para garantir a gestão da excelência através de resultados obtidos em relação ao estado de saúde dos pacientes e a sua experiência positiva com o sistema de prestação do serviço. “Todos nós, ao comprar um produto ou utilizar um serviço, queremos ter certeza de que é de qualidade, nos oferece segurança. A ONA 3 atesta tudo isso para nossos pacientes”, declara o médico intensivista e cardiologista, João Carlos Brufatto, diretor técnico do Hospital, referindo-se ao fato de a certificação conquistada pelo AUSTA hospital ser reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Internacional de Qualidade em Cuidados de Saúde (ISQua), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS). “A segurança e a qualidade que essa certificação assegura abrangem todo o processo: estrutura física, pessoas, materiais, equipamentos, fluxos de trabalho, protocolos clínicos e registros seguros, além de outros, minimizando erros e eventos adversos na instituição”, finaliza Dr. Bruffato, representante o Conselho Diretivo da instituição no processo de preparação para a certificação, juntamente com o diretor clínico, Dr. José Antônio Zanovelli Affonso.

A conquista da ONA 3 teve satisfação ainda maior para a Diretoria e os funcionários porque o AUSTA pleiteava o nível 2, por ter o nível 1 desde dezembro de 2017. Depois de três dias de auditoria em todos os setores do Hospital, a Fundação Vanzolini, instituição certificadora credenciada pela ONA, concluiu que o centro médio rio-pretense atendia as exigências dos três níveis da ONA.

“Nossos avaliadores constataram que o AUSTA hospital não só atende aos padrões de qualidade e segurança e possui gestão integrada, requisitos para ser acreditado nível 2, mas também demonstrou ter uma cultura organizacional que prima pela melhoria contínua, com maturidade institucional muito grande, o que fez o Hospital ser merecedor da acreditação nível 3”, explicou Bruno Casagrande, gerente de Marketing e Vendas da Fundação Vanzolini, instituição gerida pela Universidade de São Paulo (USP).

A cultura da segurança e do cuidado do paciente no AUSTA hospital precede à decisão de buscar a Acreditação ONA. Desde meados de 2004, a instituição está comprometida com as seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Joint Commission International, em parceria com a Organização Mundial de Saúde. Desde então, o hospital integra um movimento no Brasil em que as instituições de saúde adotam cultura organizacional por meio de planejamento, processos e protocolos, com objetivo de oferecer melhor atendimento e serviços de excelência aos pacientes e demais clientes, com total segurança. Há sete anos, o AUSTA possui o Núcleo de Segurança do Paciente e seu Plano de Segurança, que funcionam de acordo com diretrizes da Anvisa e do Ministério da Saúde.

Campanha de mobilização de colaboradores usa sinfonia como inspiração

Para estimular e engajar os funcionários em torno do objetivo único de avançar no nível da Acreditação ONA, todo o Hospital foi envolvido em uma criativa e inovadora campanha interna. Intitulada “Na batuta do AUSTA”, a ação transmitiu a mensagem de que todos os profissionais precisavam funcionar como uma grande orquestra, na qual cada um, assim como todo instrumento, é imprescindível.

“Sem o violino, sem a tuba, sem a harpa, a grande sinfonia não pode ser executada. Todos os instrumentos têm seu importante papel na versão solo, mas para uma bela sinfonia, uma perfeita obra, todos devem tocar em perfeita harmonia, integrados, comunicando-se de forma eficiência e sensível, respeitando o trabalho da equipe. E assim é em uma empresa. Como a mesma similaridade, a campanha foi uma alusão aos funcionários, protagonistas desta conquista”, disse Luciana Rocha, gerente de Marketing e Comunicação do AUSTA.

A campanha ganhou paredes, murais e todos os meios de relacionamento e comunicação do Hospital com seus colaboradores, inclusive com adesivos internos musicais, frases que lembravam a todo o momento os principais pilares da certificação desejada. Durante 4 semanas, músicos se posicionaram em locais estratégicos, de grande fluxo de pessoas, e executaram obras solo para, no dia da auditoria, uma bela orquestra tocar no compasso da ONA, demonstrando sinergia entre os “maestros”.

ONA 3 é conquistada às vésperas dos 40 anos do AUSTA hospital

Mais um motivo de alegria para o AUSTA hospital, a conquista da ONA 3 foi às vésperas dos 40 anos de fundação da instituição. O AUSTA hospital foi fundado em 1980 por um grupo de médicos formandos e professores da faculdade de medicina de Rio Preto que, na ânsia de exercer sua profissão a serviço da comunidade, uniram-se para construí-lo.

Ao longo dos anos, o Hospital firmou-se como um dos principais centros médicos da região e deu origem a um dos maiores grupos da saúde da região noroeste do estado de São Paulo, o Grupo AUSTA, referência do setor em qualidade e segurança no atendimento e serviços prestados por suas empresas e pela assistência humanizada, que preconiza a conduta de todos os seus profissionais. E, agora, certificado com Excelência em Cuidado.

O Hospital tem corpo clínico com mais de 300 médicos de todas as especialidades e recebe todos de forma acolhedora, prestativa, em infraestrutura adequada, que prima por segurança, conforto e acolhimento aos clientes, acompanhantes e todos que passam pela instituição.

Os colaboradores do AUSTA hospital são plenamente qualificados e dispõem de tecnologia adequada para oferecer segurança e tratamentos eficazes. O hospital dispõe de 140 leitos, 7 salas cirúrgicas e 34 leitos de UTI.

About Release enviado por AUSTA hospital - assessoria de imprensa

AUSTA hospital é uma das principais instituições de Saúde da região Noroeste do Estado de São Paulo.