This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Aplicativos que auxiliam crianças com deficiência estão em alta

By 26 de maio de 2015 Você Informa

Que a internet revolucionou a maneira como as pessoas se relacionam com a saúde não é novidade. Da pesquisa de tratamentos ao acesso à informação, a tecnologia tem trazido mudanças significativas em diversos segmentos. Agora, desenvolvedores investem no segmento de saúde e bem-estar para propor programas cada vez mais inteligentes.

A organização global de regulação do comércio de aparelhos e serviços mobile Mobile Ecosystem Forum acaba de anunciar a publicação de seu relatório mHealth e Wearables 2015. Realizado em parceria com AVG Technologies, o relatório revela as principais tendências de uso e consumo de mais de 15 mil usuários mobile em mais de 15 países nos cinco continentes pesquisados.

RESULTADOS 

O relatório indica que a adoção de aplicativos voltados para saúde (health) e prática de exercícios físicos (fitness) teve um crescimento em todo o mundo, e que no último ano foi mais de um terço em relação ao ano anterior, passando de 11% para 15%. Da mesma forma, o uso de apps ligados à medicina teve um crescimento de 8% para 10%. As mulheres são as maiores entusiastas em relação ao uso desse tipo de aplicativos, segundo a pesquisa.

Um exemplo disso é a criança com deficiência. Segundo o censo de 2010, 7,5% das crianças brasileiras de 0 a 14 anos têm alguma deficiência. Com as ferramentas de acessibilidade disponíveis em tablets e celulares, o acesso a livros e outros programas ficou muito mais simples. Atentos à demanda, programadores começam a desenvolver softwares cada vez mais específicos.

Nesse contexto, destaca-se o aplicativo para iPads “Minha Rotina Especial”, lançado em abril na App Store, que tem como proposta organizar a rotina e usá-la como um estímulo para o aprendizado e o desenvolvimento da criança com deficiência. Os criadores, o empresário Paulo Zamboni e o terapeuta ocupacional Regis Nepomuceno, explicam que o programa foi desenvolvido considerando as principais demandas de crianças com autismo, síndromes ou déficits motores ou cognitivos. O objetivo é oferecer não apenas a organização da rotina, mas estímulos para o desenvolvimento e integração de informações para facilitar a comunicação entre os diferentes profissionais, ou seja, um facilitador para a criança, seus familiares e equipe especializada.

A parceria entre o empresário e o terapeuta ocupacional revela um pouco da alma do aplicativo: a integração de saberes para promover o desenvolvimento de crianças com diferentes perfis. Paulo é empresário e especialista em aplicativos, tem um filho autista que adora tecnologia e conhece bem os desafios da rotina para uma criança que precisa se preparar para cada uma de suas atividades. Já Régis tem ampla experiência em orientação e consultoria na inclusão e estimulação cognitiva, para que tanto no ambiente escolar como em casa as crianças possam participar das tarefas com a maior autonomia possível e se integrar aos diversos ambientes.

Ambos conhecem os desafios dessa rotina especial: o planejamento para tantas atividades, a importância da personalização, a comunicação entre os profissionais que atendem a criança e, não menos importante, o fascínio que a tecnologia exerce e as opções de acessibilidade, para alcançar diferentes públicos.

O conhecimento da família sobre a execução das tarefas, aquilo que a criança mostra mais resistência ou dificuldade para fazer, os interesses e características são informações que nem sempre a escola e os profissionais de reabilitação conseguem acompanhar. Promover o trabalho conjunto e estimular o desenvolvimento da criança são alguns dos objetivos do programa. “Quanto mais as informações estiverem ao alcance de toda a equipe e quanto mais a criança participar dessa rotina, do planejamento à execução das tarefas, melhor será seu desenvolvimento, em todos os ambientes”, defende Régis.

“Se a criança já usa e gosta de um aparelho, nada melhor do que fazer dele um canal de aprendizagem, lúdico e estimulante e oferecer isso para o máximo de famílias, já que tanto a rotina como a integração da comunicação entre os profissionais é um desafio comum a tanta gente”, defende Paulo.

O programa é exclusivo em seu segmento, mas se une a outros que auxiliam deficientes visuais, que trazem informações de mobilidade, prontuários médicos e tantas outras informações de acessibilidade e saúde, em celulares, tablets e, agora até relógios.

O aplicativo
Em formato de agenda, de forma lúdica e fácil compreensão, “Minha Rotina Especial”mostra as etapas de cada atividade. Um responsável inclui fotos reais e também pode gravar áudio para organizar as ações do dia-a-dia, o que também favorece a criação de vínculos e a compreensão e maior planejamento e participação em cada atividade proposta, a partir do próprio reconhecimento nas imagens.

Além disso, o aplicativo gera relatórios das atividades para que escola, terapeutas e familiares trabalhem juntos no processo de desenvolvimento da criança, o que é um grande desafio: integrar informações, estabelecer objetivos e propor tarefas pertinentes à cada etapa ou desenvolvimento da criança. Mais do que um aplicativo para organizar a rotina, trata-se de um programa para acompanhar e estimular o desenvolvimento, colaborando para a autonomia da criança enquanto facilita a vida de pais e terapeutas pelo compartilhamento de informações valiosas.

Sobre os autores
Paulo Zamboni
Empresário, publicitário formado, Sócio da Belab Sistemas, é especialista em aplicativos para tablets e celulares. É pai de um filho autista que adora tecnologia.

Régis Nepomuceno
Terapeuta Ocupacional, Sócio da Inclusão Eficiente, realiza palestras e consultorias especializadas em inclusão escolar e reabilitação infantil no Brasil e em Portugal. Oferece orientação de atendimento especializado para famílias, empresas e escolas.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply