This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

ABRAIDI participa do Fórum mundial de Ética Empresarial para Dispositivos Médicos Implantáveis da APEC

By 11 de setembro de 2019 Você Informa

Encontro é realizado em Santiago do Chile e reúne países membros e convidados, como o Brasil, Suíça, Uruguai, entre outros

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI, Bruno Bezerra, está em Santiago do Chile para participar do Fórum de Ética Empresarial para DMIs da APEC. A Cooperação Econômica Ásia-Pacífico – APEC, sigla em inglês – é uma entidade internacional de 21 países-membros localizados no Círculo do Pacífico, que visa promover o livre comércio e a cooperação econômica em toda a região da Ásia-Pacífico, mas que também reúne nações convidadas, como o Brasil.

Bezerra esteve presente nos debates sobre as perspectivas e desafios dos distribuidores, em relação também aos programas de ética e integridade. Participaram da mesa com o diretor da ABRAIDI, Michelle Wagner da Austrália, Eduardo Del Solar do Chile, Ma Ensheng da China, e Omar Neyra do Peru.

“O problema dos prazos de pagamento foi bastante comentado pelo representante do Chile. Assim como na Argentina e no Brasil, os distribuidores sofrem com atrasos. Detalhamos a questão da retenção de faturamento e os dados obtidos com o estudo ‘O Ciclo de Fornecimento de Produtos para Saúde no Brasil’”, contou Bezerra. O diretor da ABRAIDI propôs, pela importância, que a discussão seja feita também no âmbito da APEC e da Coalizão Interamericana de Ética porque os atrasos representam uma janela para a corrupção e problemas éticos com os distribuidores.

Os presentes ainda ressaltaram a necessidade de envolver os compradores na discussão do compliance. O representante do Peru comentou que os governos poderiam começar comprando apenas de quem tem programas de compliance. “Lembrei que, no Brasil, é preciso trazer os hospitais e operadoras para a mesa e discutir isso”, completou Bruno Bezerra.

Outro tema debatido foram os modelos de contratos entre fabricantes e distribuidores. “É necessário que os distribuidores façam contratos com os clientes incluindo questões chave como condições de fornecimento e de pagamento. O suporte dos fabricantes é vital para fortalecer a ação e evitar problemas de ética no setor”, afirmou o diretor da ABRAIDI.

Ainda foram discutidas questões envolvendo programas de compliance, forma de uso de materiais e treinamentos, certificação, entre outros. O evento está sendo realizado de hoje até amanhã, 9 e 10 de setembro, no Sheraton Hotel Santiago.

Releases

About Release enviado por José Luchetti

José Luchetti é jornalista e escritor

Leave a Reply