faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ABRAIDI participa do Fórum mundial de Ética Empresarial para Dispositivos Médicos Implantáveis da APEC

Article-ABRAIDI participa do Fórum mundial de Ética Empresarial para Dispositivos Médicos Implantáveis da APEC

APEC_Chile 2019.09.09

Encontro é realizado em Santiago do Chile e reúne países membros e convidados, como o Brasil, Suíça, Uruguai, entre outros

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde – ABRAIDI, Bruno Bezerra, está em Santiago do Chile para participar do Fórum de Ética Empresarial para DMIs da APEC. A Cooperação Econômica Ásia-Pacífico – APEC, sigla em inglês – é uma entidade internacional de 21 países-membros localizados no Círculo do Pacífico, que visa promover o livre comércio e a cooperação econômica em toda a região da Ásia-Pacífico, mas que também reúne nações convidadas, como o Brasil.

Bezerra esteve presente nos debates sobre as perspectivas e desafios dos distribuidores, em relação também aos programas de ética e integridade. Participaram da mesa com o diretor da ABRAIDI, Michelle Wagner da Austrália, Eduardo Del Solar do Chile, Ma Ensheng da China, e Omar Neyra do Peru.

“O problema dos prazos de pagamento foi bastante comentado pelo representante do Chile. Assim como na Argentina e no Brasil, os distribuidores sofrem com atrasos. Detalhamos a questão da retenção de faturamento e os dados obtidos com o estudo ‘O Ciclo de Fornecimento de Produtos para Saúde no Brasil’”, contou Bezerra. O diretor da ABRAIDI propôs, pela importância, que a discussão seja feita também no âmbito da APEC e da Coalizão Interamericana de Ética porque os atrasos representam uma janela para a corrupção e problemas éticos com os distribuidores.

Os presentes ainda ressaltaram a necessidade de envolver os compradores na discussão do compliance. O representante do Peru comentou que os governos poderiam começar comprando apenas de quem tem programas de compliance. “Lembrei que, no Brasil, é preciso trazer os hospitais e operadoras para a mesa e discutir isso”, completou Bruno Bezerra.

Outro tema debatido foram os modelos de contratos entre fabricantes e distribuidores. “É necessário que os distribuidores façam contratos com os clientes incluindo questões chave como condições de fornecimento e de pagamento. O suporte dos fabricantes é vital para fortalecer a ação e evitar problemas de ética no setor”, afirmou o diretor da ABRAIDI.

Ainda foram discutidas questões envolvendo programas de compliance, forma de uso de materiais e treinamentos, certificação, entre outros. O evento está sendo realizado de hoje até amanhã, 9 e 10 de setembro, no Sheraton Hotel Santiago.