faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ABRAIDI inicia palestras sobre Acordo Setorial Ética Saúde

Article-ABRAIDI inicia palestras sobre Acordo Setorial Ética Saúde

IMG_0394
Um dos princípios fundamentais do Acordo é auxiliar na manutenção de um ambiente de negócios íntegro e justo

Com o objetivo de disseminar os fundamentos e a importância do Ética Saúde - Acordo Setorial - Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos (www.eticasaude.com.br) para todo o setor da saúde, a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes (ABRAIDI) iniciou em julho uma série de palestras em regionais e em empresas, de norte a sul do país, com foco nas operadoras, hospitais, distribuidores e fornecedores.

O presidente da ABRAIDI, Glaucio Pegurin Libório, e a diretora executiva da entidade, Claudia Scarpim, vão percorrer as principais capitais do Brasil para levar os fundamentos do Ética Saúde para toda a cadeia envolvida. “As punições para comportamentos empresariais antiéticos estão cada vez mais severas e por isso as leis anticorrupção vêm ganhando força. Consequentemente, há uma preocupação cada vez maior das empresas em fazer negócios éticos”, ressalta Cláudia.

Desde agosto de 2014, quando o acordo foi idealizado, houve uma adesão significativa do mercado. “Começamos com 35 empresas que se uniram para entender o cenário. Com a realização de reuniões regionais e campanhas, participação no Congresso Latino-Americano de Ética, aproximação com o governo e demais representantes deste setor, o programa tomou proporção maior. Em 10 de junho, dia do lançamento oficial, eram 140 empresas e hoje já temos 212 signatárias”, comemora a executiva. Segundo o Instituto Ethos, este é o maior Acordo Setorial do mundo. “Estamos fazendo história e fico satisfeita que isso tenha começado dentro da distribuição”, complementa.

Claudia Scarpim explica que ainda há empresas que não aderiram e as ações de divulgação visam mobilizar o mercado em torno dessa causa. “É importante que as companhias reconheçam que o Ética Saúde é um sistema complementar aos seus Códigos de Conduta e que é um instrumento valioso na depuração do mercado. Um dos princípios fundamentais do Acordo é auxiliar na manutenção de um ambiente de negócios íntegro e justo, quanto mais empresas absorverem e fomentarem esses valores, maior será a onda da ética que tanto queremos ver em nossos negócios e em nosso país”.

Os principais pontos destacados nas palestras são o Canal de Denúncias, que podem ser feitas por hotline 0800 ou direto no portal www.eticasaude.com.br , e o Processo Disciplinar do acordo, que prevê a aplicação de quatro níveis de sansões: recomendação para revisão de procedimentos, advertência (transgressões de baixa gravidade), suspensão (transgressões de média gravidade) e exclusão (transgressões graves). “Nosso grande objetivo é tornar o Ética Saúde um referencial do mercado, para contratação de Planos de Saúde e de hospitais”.

O presidente da ABRAIDI, Glaucio Pegurin Libório, aconselha as empresas que estão fora do Acordo a analisarem com atenção a gama de vantagens de aderirem. “Muitos Planos de Saúde pediram a lista de signatárias para a ABRAIDI. Na CPI das Órteses e Próteses, deputados questionaram empresas chamadas para audiências públicas sobre terem entrado ou não no Ética Saúde e por que motivo. Isso demonstra o reconhecimento da relevância deste acordo”, frisa.

No dia 8 de julho, a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a cartelização na fixação de preços e distribuição de órteses e próteses reconheceu o Ética Saúde - Acordo Setorial - Importadores, Distribuidores e Fabricantes de Dispositivos Médicos como uma das principais iniciativas por parte de agentes privados para fortalecer um ambiente de negócios ético e transparente na saúde brasileira.