This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

ABIMED lança campanha sobre benefícios da tecnologia médica

By 26 de setembro de 2016 Você Informa

ABIMED lança campanha para divulgar os benefícios da tecnologia
de produtos médicos para pacientes, para a economia do
sistema de Saúde e planejamento de políticas públicas

São Paulo, 23 de setembro de 2016 – Milhões de pacientes em todo o mundo se beneficiam de tecnologias de equipamentos e produtos médico-hospitalares que salvam, prolongam e melhoram a qualidade de vida. Estudos internacionais mostram que, além de pacientes, a tecnologia é benéfica também para a economia do sistema de saúde: melhora sua eficiência e gestão, reduz tempo de internação, possibilita o diagnóstico precoce e a prevenção, tratamentos menos invasivos e menos custosos, entre inúmeros outros ganhos.

Com o objetivo de divulgar a importância da inovação e da tecnologia médica para a promoção da saúde e bem-estar da população e para todos os participantes da cadeia da saúde, a ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde lança, no próximo dia 28 de setembro, quarta-feira, no Hospital Innovation Show, a campanha nacional “Tecnologias que Transformam Vidas”. O mestre de cerimônias do evento será o produtor, repórter e apresentador de TV, Leo Madeira.

A proposta da campanha é mostrar a importância de a tecnologia ser acessível a todos e oferecer para pacientes informações e conhecimento para que possam ser cada vez mais coparticipantes e assumir responsabilidades sobre o seu tratamento.

Além disso, para a ABIMED, a tecnologia é uma ferramenta fundamental para ajudar os gestores da saúde a controlarem os inevitáveis aumentos de custos causados pelo envelhecimento da população e pelo perfil de doenças que ele traz. Para isso, deve ser prescrita e usada adequadamente para evitar desperdícios.

“No debate entre os representantes da área da saúde sobre a inflação do setor, muitas vezes a tecnologia é apontada como responsável por boa parte dos aumentos de custos assistenciais. Os estudos internacionais mostram justamente o contrário: a inovação, além de abrir inúmeras opções para pacientes e ajudar na prevenção de doenças, contribui para controlar despesas, reduzir desperdícios e definir políticas públicas mais eficazes, que melhorem o acesso da população às inovações”, afirma Carlos Goulart, presidente executivo da ABIMED.

Estudos americanos* revelam que, nas três últimas décadas, os avanços da medicina ajudaram a acrescentar cinco anos à expectativa de vida naquele país, reduziram à metade a mortalidade decorrente de doenças cardíacas e de derrame e em mais de um terço as mortes por câncer de mama. Segundo os americanos, entre 1980 e 2010 o tempo de internação naquele país caiu 58% graças a inovações como as cirurgias minimamente invasivas, que devolvem os pacientes mais rapidamente a uma vida produtiva.

No Brasil, a comparação entre o tempo médio de internação nos hospitais da rede pública e privada também confirma essa tendência. Segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) do Ministério da Saúde, a média de permanência hospitalar na rede pública gira ao redor de 5,6 dias. Nos estabelecimentos filiados à Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), que atendem em geral os casos de média e alta complexidade e contam em tese com mais recursos tecnológicos, o período médio de internação é de 4,2 dias. Em ambos o tempo de hospitalização vem decaindo nos últimos anos.

Segundo Goulart, a tecnologia digital, por exemplo, está transformando o setor de saúde com aplicativos móveis e outros sistemas que permitem monitorar remotamente a saúde das pessoas. Essas tendências tendem a se expandir e a produzir novos comportamentos na relação médico-paciente, trazendo soluções – como por exemplo o envio de resultados de exames por e-mail ou celular, – que podem reduzir a demanda sobre o sistema de saúde e diminuir custos.

Etapas da campanha
Com duração de dois anos, um dos propósitos da Campanha é democratizar o conhecimento sobre as tecnologias médicas disponíveis e seus benefícios, além de gerar estudos locais sobre seu impacto para os pacientes, para a sustentabilidade econômica do sistema de saúde e para melhor planejamento de políticas públicas.

Na primeira etapa, será criado um hotsite – hospedado no site da ABIMED (www.abimed.org.br) – que apresentará resultados de estudos internacionais compilados pela Advamed (Advanced Medical Technology Association), entidade equivalente à ABIMED nos Estados Unidos.

Nas etapas seguintes, a iniciativa envolverá ações com todos os públicos ligados à área da saúde: produção de dados e estudos para subsidiar os gestores públicos; parcerias com sociedades médicas, hospitais, planos de saúde e associações de pacientes; coleta e filmagem de depoimentos e casos reais de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela tecnologia, além de ações de rua e nas mídias sociais para conscientização da população.

* Os dados mencionados são do National Center for Health Statistics. “Health, United States, 2012”, compilados pela ADVAMED.

Serviço
Evento: Lançamento da campanha “Tecnologias que Transformam Vidas”
Data e horário: dia 28/9 (4ª feira), das 12h40 às 13h40.
Local: São Paulo Expo – Hospital Innovation Show
Pavilhão 3 – Palco principal
Rodovia dos Imigrantes, Km 1.5 – Vila Água Funda

Sobre a ABIMED
A ABIMED congrega 200 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares. As empresas associadas da ABIMED respondem por 65% do faturamento do segmento médico-hospitalar. O setor de produtos para saúde tem participação de 0,6% no PIB brasileiro, conta com mais de 13 mil empresas e gera em torno de 140 mil empregos.

Criada em 1996, a ABIMED foi pioneira no Brasil na elaboração de um Código de Conduta para as empresas do setor. É sócia-fundadora do Instituto Coalizão Saúde e membro do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde. A entidade também coopera com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com autoridades da Saúde, fomentando a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem à população acesso rápido a novas tecnologias e a inovações, em um ambiente ético de negócios.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply