This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

5 vantagens em se relacionar com o paciente além do consultório

By 14 de dezembro de 2015 Você Informa

O avanço da tecnologia no setor da saúde é, certamente, um caminho sem volta. O acesso à mobilidade e aos equipamentos eletrônicos como smartphone, tablets e notebooks despertaram no paciente uma mudança de comportamento, no qual ele deseja um atendimento digital e mais próximo do seu médico.

Diante disso, o profissional de saúde precisa ter um canal de comunicação direto e frequente com seu paciente. Contar com o uso de um aplicativo que permite gerenciar o mini-prontuário, a qualquer momento, e que ainda envie lembretes e confirmações de consultas é um diferencial ao seu negócio.

Ainda não está convencido?

Daniel Branco, CEO e fundador do Medicinia, startup de saúde, listou cinco motivos pelos quais vale a pena investir neste tipo de aplicativo e estender o relacionamento com o paciente além do consultório.

1.  Aumento de receita e otimização de tempo
Depois de um dia com a agenda lotada no consultório, fazer um balanço e notar que mais da metade do seu tempo foi consumido por atendimentos a retornos não é uma boa notícia. A agenda ficou comprometida com uma receita inexistente.

Sabemos que boa parte das consultas de retorno, não precisam, necessariamente, ser realizadas presencialmente. Utilizar um aplicativo de que permita a troca de mensagens instantâneas, com segurança e sigilo da informação, e que ainda arquive o histórico do paciente, gera um ganho operacional fantástico ao negócio e um atendimento muito mais frequente ao paciente, já que o retorno não se limita a uma única consulta.

Com a agenda mais livre, você tem a oportunidade de marcar novas consultas ou procedimentos e aumentar o faturamento.

2.  Qualidade do atendimento
Ao utilizar um app para manter o relacionamento com o paciente, existe a possibilidade de dar continuidade ao atendimento. O que isso significa? Isso quer dizer que a consulta não fica limitada apenas na relação entre quatro paredes. Desta forma, é possível garantir que o paciente receba uma orientação precisa na pós-consulta e um tratamento monitorado. Sem dúvida, esse tipo de atendimento aumenta a percepção de qualidade e de valor ao trabalho prestado.

3.  Fidelização do paciente
O que mais notamos hoje em dia é a visita pontual do paciente ao médico, sem a criação de vínculos. Isso é ruim para o negócio e também para o profissional. O médico precisa ter uma relação de confiança com seu paciente e garantir sempre sua satisfação. Quando você passa a fazer o atendimento além do consultório, o paciente cria uma proximidade com o profissional e o coloca na sua lista preferencial. O ganho é para os dois lados.

4.  Redução de custos
Manter financeiramente a estrutura da sua clínica ou consultório não é um investimento barato. Com a adoção de um aplicativo que facilite o relacionamento e a comunicação com o paciente, os lembretes de consulta, realização de exames e confirmação de horários podem ser feitos automaticamente via sms ou mesmo pelo aplicativo. Não há mais a necessidade da realização de ligações. Com isso, é possível pensar na otimização da mão de obra e redução de custos redundantes.

5.  Novos negócios e fontes de renda
Ao investir numa solução de tecnologia que permita trocar informações com o paciente em tempo real e com segurança, o médico também passa a ter uma nova possibilidade de aumentar sua receita, prestando outros tipos de serviços.
No caso, por exemplo, de um paciente diabético que vai implementar uma bomba de insulina, o médico pode fazer o seu acompanhamento de saúde por determinado período. Desta forma, o atendimento pode ser feito por meio do envio de mensagens via aplicativo, para lembrar sobre as instruções, orientar sobre o procedimento e analisar os exames e os resultados. A orientação médica pode ser feita em tempo real e durante o período que for necessário ao paciente. E essa passa a ser nova fonte de renda ao médico.

Pense nisso para modernizar seu atendimento e agregar inovação ao seu negócio.

Sobre o Medicinia
O Medicinia é uma plataforma de comunicação em saúde que pode ser utilizada por médicos, instituições de saúde e demais profissionais da área médica. Atualmente, o Medicinia conta com mais de seis mil médicos cadastrados e está presente em dez importantes hospitais do país, além de instituições de saúde nos EUA e Alemanha. Nos hospitais, o aplicativo atua de forma a otimizar os gargalos de comunicação presentes nessas instituições, com o propósito de melhorar o desempenho operacional, reduzir custos e aumentar a receita.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply