faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Novo aplicativo Meus exames prevê acessibilidade e redução de exames médicos impressos

Article-Novo aplicativo Meus exames prevê acessibilidade e redução de exames médicos impressos

fundo-press-releases-imagem-empreender-saude

O Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT) de Santa Catarina lançou nesta semana o aplicativo Meus exames, disponível para Tablets e Smartphones, nas plataformas APPLE e Android. O programa para dispositivos móveis permite que pacientes tenham acesso a todos os exames médicos realizados no STT. A nova tecnologia, desenvolvida pela equipe do Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD), da Universidade Federal de Santa Catarina, facilita o acesso aos exames.

Os exames armazenados no STT são realizados nas Unidades Básicas de Saúde, nas Policlínicas Municipais e hospitais públicos do estado. Para todo o exame realizado é gerado um número de protocolo e um código QR, que são entregues ao paciente. Estes códigos devem ser inseridos no aplicativo Meus Exames, pelo usuário. O aplicativo (app) permite que o paciente acompanhe o exame, desde a entrada no sistema até o laudo final. Além disso, ficam disponíveis todos os exames do paciente realizados no STT, em um banco de dados online.

Para ter baixar o aplicativo não é necessário ser cadastrado no STT ou ser paciente do sistema. Basta buscar por Meus Exames na Play Store (Apple Store ou Google Play) conforme o sistema operacional do aparelho e fazer o download do aplicativo. Com o programa instalado no Smartphone ou Tablets.

A novidade permite ainda que o paciente carregue consigo, no seu celular o seu histórico de exames, sem a necessidade de transportar exames impressos que podem ser perdidos facilmente.

Além de exames dermatológicos e de eletrocardiograma, são realizados pelo STT nos hospitais: tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, ultrassom, endoscopias, Raio-X, dentre outros. Nos exames dermatológicos, por exemplo, são tiradas fotos das lesões no corpo do paciente. As imagens são enviadas pela internet ao Portal do STT, onde um médico lauda o exame e dá o encaminhamento de acordo com a classificação de risco. Dessa forma, médicos e pacientes cadastrados tem acesso aos exames médicos no Portal Telemedicina, onde os laudos ficam disponíveis para o paciente na web. O Sistema de Telemedicina e Telessaúde funciona desde 2005 e já realizou mais de 3,5 milhões de exames médicos e análises clínicas.

O aplicativo foi desenvolvido pela equipe do Instituto Nacional para Convergência Digital (INCoD), ligado à Universidade Federal de Santa Catarina. Além do app Meus exames, o grupo lançou em julho de 2014, o app Teleconsultoria para profissionais da área da saúde. Para ter acesso aos app, o usuário deve possuir um dispositivo móvel, pesquisar na Play Store do aparelho pelo nome do aplicativo e em seguida baixá-lo.

Contato

Telemedicina

[email protected]

(48)32121655