faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

10 centros de pesquisas brasileiros recebem Prêmio Dr. Sérgio Ferreira

Article-10 centros de pesquisas brasileiros recebem Prêmio Dr. Sérgio Ferreira

10 centros de pesquisas brasileiros recebem Prêmio Dr. Sérgio Ferreira

Na última sexta-feira, dia 5 de junho, durante o Congresso de Cardiologia da SOCESP, em São Paulo, dez centros de pesquisa nacionais foram agraciados com R$10 mil cada, como forma de reconhecimento pelos trabalhos que vêm realizando sobre hipertensão. O reconhecimento veio através do Prêmio Dr. Sérgio Ferreira, realizado pelo laboratório francês, Servier.

“Buscamos identificar os centros que mais publicaram na literatura médica sobre hipertensão arterial e premiá-los não só com o objetivo de reconhecer a importância do trabalho que realizam, mas também para incentivar outros centros, para que sigam o mesmo caminho”, comenta o diretor médico da Servier do Brasil, Dr. Abraham Epelman.

Nos anos 60, o médico e pesquisador Dr. Sérgio Ferreira, hoje Professor Emérito da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, descobriu o fator potencializador da bradicinina, através do veneno da cobra Jararaca. Tal descoberta, levou aos primeiros inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECAs), uma das principais classes de medicamento contra a hipertensão no mundo.

A abertura do evento de premiação foi realizada pelo Dr. Ricardo Pavanello, diretor de Pesquisa Clínica da SOCESP, que durante a solenidade apresentou o chefe da Unidade de Hipertensão Arterial do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Dr. Celso Amodeo. Dr. Celso fez um tributo ao Professor Sérgio Ferreira. Todos os presentes tiveram, ainda, a honra de assistir um vídeo gravado pelo próprio professor especialmente para o prêmio, já que, por questões de saúde, não pôde estar presente. Na ocasião, ele falou sobre os IECAs, sobre a pesquisa de sucesso realizada por ele nos anos 60, e que mudou a forma de tratar hipertensão arterial no Brasil e no mundo.

Antes da premiação, que foi realizada pelo diretor geral da Servier do Brasil, Dr. Christophe Sabathier, o Dr. Martin Strauss, cardiologista, do Hospital Geral de York do Norte, em Toronto (Canadá), realizou uma palestra sobre a nova realidade do tratamento da hipertensão, como proteger melhor os pacientes, além de controlar sua pressão arterial, destacando claramente os benefícios dos IECAs.

Centros de pesquisa premiados (professores orientadores e alunos):

Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS)

Professor: Flávio Fuchs

Aluno: Fábio Tremea Cichelero

InCor, São Paulo (SP) — Unidade de Hipertensão Arterial

Professor: Luiz Bortolotto

Aluno: Thiago Andrade de Macedo

Hospital das Clínicas São Paulo (SP)

Professor: Décio Mion

Aluna: Andrea Pio de Abreu

Universidade Estadual de Botucatu (SP)

Professor: Roberto Franco

Aluna: Vanessa dos Santos Silva

Universidade Federal de Alagoas (AL) — Centro Universitário CESMAC

Professor: Marco Mota

Aluna: Annelise Machado Gomes de Paiva

Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte (MG) — Instituto de Pesquisa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Professor: Marcus Malachias

Aluna: Marina Nogueira de Andrade

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ) — Centro Biomédico da Faculdade de Ciências Médicas

Professora: Andrea Brandão

Aluna: Erika Maria Gonçalves Campana

Hospital Pedro Ernesto (RJ) — CHAMA Clínica de Hipertensão Arterial e Doenças Metabólicas Associadas

Professor: Wille Oigman e Mário Fritsch

Aluno: Ronaldo Altenburgh Odebrecht Curi Gismondi

Universidade Federal de Goiás (GO) — Liga de Hipertensão Arterial da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás

Professor: Paulo Veiga Jardim

Aluno: Danilo Maciel Carneiro

Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (SP) — Unidade de Hipertensão Arterial da Faculdade de Medicina

Professor: Fernando Nobre

Aluna: Junya de Lacorte Singulani