A prática regular de atividades físicas pode trazer muitos benefícios para a saúde, promovendo bem-estar físico e mental, além de auxiliar na prevenção de diversas doenças. A adoção de hábitos saudáveis com cuidados necessários, como a prática de exercícios e uma dieta balanceada tem um papel fundamental para aumentar a disposição e melhorar a qualidade de vida.

Existem inúmeras opções de exercícios que podem ser positivos para a saúde, como por exemplo, caminhar, correr, pedalar, praticar esportes, fazer alongamentos, musculação, entre outros. Não importa qual seja a modalidade escolhida, o importante é realizá-la com frequência e também procurar a orientação de um profissional da saúde antes de iniciar a prática de atividades.

Segundo lista divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ranking dos motivos que são mais prejudiciais à vida, sete deles podem ser prevenidos ou controlados por meio de atividade física. As principais doenças que decorrem da falta de atenção aos cuidados com a saúde são as cardiovasculares, como hipertensão, infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular encefálico (AVE).

Também podem ser evitadas as doenças metabólicas, como o colesterol elevado e diabetes, e osteoarticulares (osteoporose, artrites, artroses, lombalgias e dores articulares em geral). “A prevenção pode ser feita através de um estilo de vida saudável, como uma boa alimentação, períodos adequados de sono, rotina de exercícios e atividades de lazer que proporcionem bem-estar”, afirma Tânia Fleig, fisioterapeuta da Mercur S/A (www.mercur.com.br).

“O uso de dispositivos que auxiliam a prática de exercícios, como bolas e faixas elásticas, também pode ser útil. As atividades devem ser sempre orientadas de acordo com a avaliação prévia das condições de saúde de cada pessoa”, justifica a fisioterapeuta. “Ao realizar atividades físicas é recomendável usar roupas leves e confortáveis, saber o tipo de calçado adequado, alongar-se e hidratar-se antes e após a atividade”, finaliza Tânia.

Confira abaixo algumas dicas de exercícios para serem feitos em diferentes locais e que podem estimular a prática de atividade física:

Exercício 1:

Fortalecimento de Coxas e Glúteos

Em pé com os joelhos levemente flexionados e com a bola entre as costas e uma parede, flexione os joelhos como se fosse sentar, deslizando com as costas na bola. Faça 2 a 3 séries de 8 a 12 repetições.

Exercício 2:

Fortalecimento de Tronco Posterior

De joelhos, com o abdômen e o peito apoiados sobre a bola e com as mãos atrás da cabeça, leve o tronco e a cabeça para cima, mantendo apenas o quadril e abdômen apoiados na bola. Faça 2 a 3 séries de 8 a 12 repetições.

Exercício 3:

Abdominal Inferior e Fortalecimento interno de Coxas

Deite com os quadris flexionados segurando a bola entre os pés, realize movimentos lentos de levar a bola para baixo e para cima. Faça 1 a 2 séries de 10 repetições.

Exercício 4:

Fortalecimento de Braços – Tríceps

Sente na bola e posicione a Faixa Elástica em diagonal nas costas com uma mão próxima ao ombro (palma voltada para a frente) e a outra no meio das costas (palma voltada para trás). Os cotovelos devem estar flexionados e abertos.

Inspire e durante a expiração estenda os cotovelos, abrindo bem os braços na diagonal, como se fosse espreguiçar-se. Ao final do movimento a posição das mãos deve seguir a mesma linha dos braços.

Recomendamos fazer estes movimentos de forma contínua por até 10 repetições para cada lado.

Exercício 5:

Fortalecimento de Braços – Bíceps

Sente na bola e posicione seus pés sobre a Faixa Elástica, paralelos e levemente afastados. Segure a Faixa mantendo os cotovelos estendidos e a coluna ereta.

Inspire e durante a expiração flexione os cotovelos puxando as mãos na direção dos ombros.

Puxe a Faixa Elástica até a altura dos ombros, inspire e retorne à posição inicial.

Recomendamos fazer estes movimentos de forma contínua por até 10 repetições.