Uma pesquisa do Medscape, realizada em 2019, revelou que 65% dos profissionais de saúde gastam mais de 10 horas semanais apenas com a burocracia médica. Para enfrentar esse desafio, a Sofya, uma inteligência artificial especializada na transcrição e estruturação de dados clínicos, firmou uma parceria estratégica com a Oracle, empresa de tecnologia que oferece serviços de plataforma e aplicativos na nuvem. O objetivo é otimizar o setor de healthcare no Brasil, simplificando a rotina médica e reduzindo custos. 

Com a parceria, a Sofya agora integra o marketplace da Oracle, escalando suas soluções com a robustez e segurança da infraestrutura em nuvem da parceira. A solução utiliza a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) para armazenar e processar dados biomédicos em tempo real, permitindo maior agilidade e precisão na análise e gestão de informações clínicas. 

Foco na eficiência e qualidade do atendimento 

Segundo Marcelo Mearim, CEO da Sofya no Brasil, a colaboração permite que hospitais e clínicas automatizem processos administrativos e clínicos, economizando tempo e garantindo que os profissionais de saúde possam dedicar-se integralmente ao cuidado dos pacientes. “A integração da IA da Sofya com o poder de processamento da OCI aprimora o raciocínio clínico, aumentando a velocidade e a precisão de diagnósticos e tratamentos”, explica Mearim. 

A expectativa é de que a solução impacte até um milhão de consultas médicas mensais no próximo ano. Além disso, projeta-se uma redução de até 20% no tempo necessário para consultas, especialmente por telemedicina, minimizando a burocracia e melhorando a qualidade dos dados registrados. 

Avanços na medicina de precisão 

Leandro Vieira, vice-presidente para AI & HighTech da Oracle América Latina, destaca o impacto transformador da parceria. “Com uma solução inovadora impulsionada pela infraestrutura de alta performance e segurança da Oracle, a Sofya simplifica a rotina médica e melhora a experiência dos pacientes. Essa colaboração fortalece o sistema de saúde no Brasil e no mundo”, afirma. 

Além de otimizar o atendimento atual, a integração com o ecossistema Oracle abre portas para avanços significativos no uso de dados médicos. “A parceria possibilitará a construção de uma das maiores bases de conhecimento médico global. Isso permitirá o processamento de grandes volumes de dados com rapidez, resultando em recomendações personalizadas e confiáveis, fundamentais para o desenvolvimento da medicina de precisão e do atendimento individualizado”, conclui Mearim.