A inteligência artificial (IA) está ganhando espaço no setor de saúde e ciências da vida, e sua adoção pode crescer mais de 300% nos próximos três anos. De acordo com o KPMG Global AI in Finance Report, atualmente, 18% das empresas do setor utilizam IA de forma parcial ou ampla. Esse percentual pode saltar para 74% até 2027.
Quando se trata especificamente da IA generativa, a adoção ainda é mais restrita: apenas 8% das empresas já fazem uso dessa tecnologia, mas a expectativa é que esse índice suba para 42% nos próximos anos.
Maturidade do setor e investimentos em IA
O estudo também avaliou o grau de maturidade da inteligência artificial no setor. Atualmente, 59% das empresas estão em processo de implementação da tecnologia, 25% ainda estão na fase inicial e apenas 16% se destacam como líderes na adoção da IA.
Os investimentos também devem crescer. Hoje, as empresas do setor destinam 7,3% de seu orçamento para IA, com projeção de aumento para 8,6% nos próximos três anos.
Principais desafios na adoção da IA
Apesar do avanço, algumas barreiras ainda dificultam a implementação da inteligência artificial no setor. Os principais desafios apontados pelos executivos foram:
- Vulnerabilidades em segurança e privacidade de dados (59%)
- Falta de habilidades e conhecimentos técnicos (53%)
- Dificuldade em coletar dados relevantes e consistentes (48%)
Mesmo com esses entraves, a pesquisa revelou um retorno sobre investimento (ROI) de 22% na aplicação da IA no setor de saúde e ciências da vida.