This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

Unimed Rio Preto investe em inteligência artificial para beneficiar clientes

By 9 de janeiro de 2019 TI e Inovação

Plataforma da HealthCentriX ajuda operadora a prever e agir diante de riscos em potencial
Localizada em São José do Rio Preto, uma das cooperativas Unimed mais vanguardistas acaba de adotar mais uma tecnologia disruptiva na sua operação. Se trata da plataforma Expert Autorizador da HealthCentriX, empresa que está oferecendo inteligência artificial para as áreas de auditoria e autorização das operadoras de saúde.
A visão holística do paciente no momento em que o médico responsável pela análise precisa decidir entre aprovar, questionar a necessidade, acelerar requisições e direcionar o paciente para o melhor cuidado é a principal inovação destacada por Daniel Mazzo José, coordenador de auditoria médica e enfermagem da Unimed São José do Rio Preto. “Estamos implementando algo que não existia, mas tem se confirmado como tendência no nosso meio. Parar de olhar pedidos e analisar o paciente vai trazer redução de custos e mais saúde para o consumidor final.”
Em um mercado cujas despesas assistenciais subiram de R$ 41 bilhões em 2007 para R$ 147 bilhões em 2017 (dados da ANS), Fabio Boihagian, CEO e sócio-fundador da HealthCentriX, explica que a empresa consegue gerar economia antes que os custos aconteçam, predizendo comportamento e riscos dos usuários. “Assim, melhoramos as decisões dos médicos autorizadores e propomos um direcionamento do paciente para um cuidado mais adequado a partir de um único evento”, afirma o executivo.
A empresa detalha que as requisições são transmitidas ao operador, em tempo real, potencializadas por alarmes e sentinelas pré-programados. “Por exemplo, se a pessoa for idosa que cuidados tomar, quais os recursos mais indicados para aquela situação, entre tantos outros parâmetros que nossos robôs vão aprendendo”, completa Boihagian.
A partir dessa parceria, Mazzo revela que a Unimed Rio Preto espera reduzir em 5% os custos assistenciais de uma operação que atende mais de 250.000 vidas. Já a HealthCentriX, em operação desde março, encerrará o ano com um milhão de vidas conectadas ao seu sistema.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply