faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Unimed Recife III recebe EMRAM 7

Article-Unimed Recife III recebe EMRAM 7

Serviços de saúde focados no paciente
Hospital Unimed Recife III busca a certificação internacional Electronic Medical Record Adoption Model

“A aquisição de ferramentas de TI resulta em melhores condições no tratamento ao paciente.”

O primeiro Hospital da América Latina a receber o Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM) nível 7, da HIMSS, foi a Unimed Recife III. A instituição finalizou o processo de reconhecimento no mês passado. Além de ser o primeiro da América Latina, somente outros 8 hospitais fora dos Estados Unidos contam com a certificação.

Agora o Hospital busca o próximo nível do EMRAM dada a empresas que fazem todos os seus trâmites eletronicamente.

O Hospital Unimed Recife III já iniciou suas atividade aderindo ao prontuário eletrônico e, em 2014, iniciou o processo para se transformar em um hospital completamente digital. O objetivo com essa ação é melhorar a segurança dos profissionais e do paciente.

“Os grandes motivadores para investimentos em TI foram a automação de nossos processos, melhorando o acesso a informação para tomada de decisões necessárias na gestão administrativa, financeira e principalmente em toda cadeia de atendimento ao paciente”, conta Dra. Maria de Lourdes C. De Araújo, Presidente da Unimed Recife.

Para engajar a equipe do hospital e levá-la para dentro do projeto, foram criadas diversas estratégias. Segundo a diretora da instituição, o principal desafio do case foi a quebra de paradigma junto às equipes assistenciais, que por longos anos recorreram ao prontuário em papel como instrumento de trabalho. “Foi realizado um grande movimento de conscientização quanto aos benefícios das tecnologias, assim como os treinamentos foram facilitadores no processo de aprendizagem. A alocação de profissionais de TI em setores estratégicos para dar suporte no manejo das ferramentas aos colaboradores, foi algo que também contribuiu para a cultura de aceitação das inovações tecnológicas,”

Como é sabido por quem busca a inovação, o processo para digitalizar totalmente um hospital leva tempo. O projeto no HUR III tem o prazo previsto para conclusão de dois anos.

Na instituição já é possível ver funcionando ferramentas como o Certificado Digital, dado a cada colaborador para validar as informações contidas em documentos preenchidos por profissionais. Outra tecnologia implementada é a Checagem Beira Leito, com um dispositivo que monitora os medicamentos em tempo real e é vinculado ao prontuário eletrônico. Além disso, foram feitas integrações entre monitores e carros de anestesia e a validação farmacêutica eletrônica.

Com a implantação do case, a instituição observou diversos ganhos, principalmente na área assistencial. O projeto, que está em andamento, já mostra melhorias de processos. Por exemplo, 95% das medicações administradas nos pacientes já são preparadas e checadas beira leito, enquanto 97% das ordens médicas são eletrônicas. O hospital também conseguiu realizar avaliação farmacêutica em 100% dos indivíduos internados antes da dispensação.

Os resultados são monitorados através de Business Intelligence, desenvolvido para acompanhar cada etapa do projeto.