This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Unimed Fortaleza ganha desempenho e reduz custos com HPE GreenLake

Benefícios incluem alta de performance em diferentes áreas e total acesso a uma infraestrutura robusta em modelo on-demand

A Unimed Fortaleza, que integra o Sistema Nacional Unimed e é a oitava do país em número de beneficiários, foi uma das primeiras organizações do Brasil a apostar no HPE GreenLake, a solução de TI as-a-Service e de pagamento por uso da HPE. Ao todo, atualmente a Unimed Fortaleza beneficia mais de 340 mil pessoas. Com um quadro de 4 mil médicos e 3 mil colaboradores, a cooperativa atende toda a região metropolitana de Fortaleza e diversas cidades interioranas.

A tecnologia que dá suporte a todo o trabalho envolve inúmeros sistemas, entre eles ERP, Sistema Hospitalar, Business Intelligence, automação de processos e automação de rotinas repetitivas, aplicativo mobile e assistentes virtuais operados via WhatsApp: uma para atender os clientes, outra para facilitar a comunicação entre médicos cooperados e operadora, e a terceira através da qual a área de Gestão de Pessoas atende colaboradores. Uma complexa operação que exige constante atualização para acompanhar novas demandas e expansões.

Ciente da necessidade de um modelo de TI que acelerasse seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzisse seus custos, no fim de 2018 a cooperativa estava às vésperas da renovação de contrato para data center quando optou por buscar, no mercado, uma solução inovadora que trouxesse mais benefícios e melhor performance. Foi quando a Unimed Fortaleza chegou a um projeto que apostava na migração de todo o data center para uma infraestrutura HPE Synergy com storages HPE 3PAR All-Flash, tudo dentro de uma solução HPE GreenLake, entregue como serviço e com pagamento de acordo com o uso e demanda do sistema.

A fase de migração ocorreu de forma fluida e rápida, sendo concluída em 45 dias. A equipe técnica da Unimed Fortaleza não encontrou dificuldades para implantar as novas soluções, conseguindo realizar a operação, de ponta a ponta, sem perda de dados, quedas de sistema e sem impactar os usuários finais, uma preocupação importante para uma organização que presta atendimento diariamente a 340 mil pessoas. “Alcançamos uma melhoria incrível de performance, um ganho acima de nossas expectativas”, diz Fabricio Diógenes, superintendente de TI da Unimed Fortaleza. Segundo Diógenes, os ganhos de desempenho em relação à infraestrutura anterior foram verificados em diferentes áreas: no ERP, o salto foi de 82%. No sistema utilizado pela área de Recursos Humanos o índice chegou a 99%, e na solução de Integração Fiscal a performance foi 85% superior.

Benefícios em diferentes áreas

Em pleno momento de construção de mais um hospital ao grupo, a Unimed Fortaleza percebeu benefícios específicos da solução HPE GreenLake. “Nosso contrato nos permite ir modulando o uso do sistema conforme a necessidade, expandindo ou reduzindo de acordo com a demanda e pagando apenas pelo serviço utilizado”, diz Nildo Abreu, coordenador de TI, Infraestrutura e Telecomunicações da Unimed Fortaleza. “Conhecendo nossas demandas, é fácil acrescentar maior robustez sem termos que iniciar um novo processo de compra, e isso traz agilidade para o negócio”, afirma o coordenador. O suporte da HPE para a solução GreenLake também foi considerado um ponto positivo pela Unimed Fortaleza: “Há uma equipe que nos atende com rapidez e acompanha de perto todas as solicitações, proporcionando uma experiência personalizada de suporte”, destaca Abreu.

Há ainda outros benefícios oferecidos pelo HPE GreenLake e que serão percebidos ao longo do contrato, como a possibilidade de prever e estabelecer custos de projetos de forma fácil, sem a necessidade de muitos cálculos. A Unimed Fortaleza, que já utilizava diferentes soluções HPE, possui um nível de maturidade digital elevado, está caminhando a passos largos rumo à completa transformação digital e possui grande aderência às soluções mais inovadoras do portfólio HPE. “Investimos continuamente em tecnologia para prestar serviços cada vez melhores aos nossos cooperados, clientes e parceiros”, conclui Nildo Abreu.
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.