NEWSLETTER Assine gratuitamente e atualize-se semanalmente Assine

Unifesp transmite cirurgia em resolução 4k e 3D

Por 22 de agosto de 2014 TI e Inovação

O Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) anunciou que transmitirá uma cirurgia oftalmológica utilizando resolução ultra-HD, ou 4K, e em três dimensões (3D). A técnica será apresentada no 2º Congresso Internacional da associação CineGrid, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), na capital paulista.

Duas câmeras de alta resolução (4K) serão instaladas nos microscópios 3D utilizados no centro cirúrgico da oftalmologia do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp. O sistema de captação e adaptação do microscópio foi desenvolvido pela equipe envolvida na produção do evento. A transmissão será realizada por meio de um player 4K capaz de enviar e receber imagens em ultra definição e a conectividade será provida pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Unifesp.

Segundo Cicero Inácio da Silva, coordenador do Programa Telessaúde Brasil Redes e docente da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp), a técnica é inédita no mundo e exigirá uma banda de 1 Gbps (Gigabit por segundo). Se necessário, diz, haverá um upgrade para 10 Gbps.

O experimento será exibido no segundo dia de congresso, e conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), USP, da Academic Network at São Paulo (Rede ANSP) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Portal Saúde Business

Sobre Portal Saúde Business

Deixe uma resposta