This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Terapia online: onde começou a história do FalaFreud

By 13 de novembro de 2019 Destaques, Mercado, TI e Inovação

O FalaFreud é um serviço de terapia online que conecta psicólogos com pacientes através de uma plataforma própria. A empresa completou 3 anos de funcionamento em outubro de 2019. Conversamos com Luiz Gustavo Anjos, Head de Marketing and Growth, sobre os desafios enfrentados, as conquistas e novidades.

A aprovação do Conselho Federal de Psicologia em 2018 foi sem dúvidas um marco regulatório importante para o FalaFreud. “O teleatendimento sempre existiu, mas de uma maneira muito mais informal com a pessoa procurando ​[de forma digital] o psicólogo que já conhecia”, conta Luiz. Hoje, a plataforma conta com mais de 350 psicólogos ativos e mais de 1 milhão de brasileiros já fizeram ao menos 1 consulta por lá. “A maior conquista é ser a principal plataforma hoje em dia, temos o maior número de clientes ativos e maior número de psicólogos cadastrados também”, comemora Luiz.

Uma das evoluções do serviço durante seu tempo de vida foi a utilização de inteligência artificial (IA) para facilitar a escolha do profissional pelo usuário. Luiz conta que antes disso eram mostrados 10 psicólogos para o cliente analisar e decidir, tomando um tempo muito longo, de semanas até meses, acontecendo inclusive do paciente nem mesmo voltar ao aplicativo. Agora, a partir de perguntas na anamnese​, como se o paciente já fez terapia antes, utilizou alguma linha de tratamento, se gostou e pretende continuar ou tentar uma nova, direcionam o usuário recomendando um profissional.

“Depois da implementação da IA, reduzimos em mais de 80% a troca de psicólogos. Conseguimos propor um psicólogo mais efetivo de acordo com o momento do paciente”, afirma Luiz que destaca que existem usuários com o mesmo psicólogo há mais de 2 anos. “Os que trocam hoje em dia é mais por uma questão de querer uma segunda opinião do que não ter gostado daquele psicólogo”, reforça.

A maior novidade é o lançamento de uma nova plataforma, o FalaDoc, que trilha o caminho da empresa para a telemedicina. Inicialmente será voltado ao B2B objetivando redução de sinistralidade junto aos planos de saúde. Quando contratado o serviço, um médico fará um primeiro atendimento presencial com os colaboradores da contratante e a partir daí iniciará um acompanhamento do paciente. Se necessário, será possível encaminhamento para um psicólogo, um nutricionista e até um personal trainer usando a mesma plataforma. “A ideia é oferecer uma medicina de forma mais integrada, cuidando da saúde física e também da mente”, conta Luiz.

A marca quer mudar a forma como a saúde acontece no país, oferecendo teleatendimento àqueles que estão em regiões remotas e também objetivando desafogar os prontos-socorros ​em casos não emergenciais. “Queremos impactar a saúde das pessoas de forma positiva”, finaliza Luiz.

Pamela Paschoa

About Pamela Paschoa

Farmacêutica pela Unicamp, atuou por 8 anos como farmacêutica clínica em instituições públicas e privadas. Foi tutora e preceptora de programas de residência multidisciplinar. Hoje atua na produção de conteúdo para portal Saúde Business e na curadoria dos eventos Hospitalar, Healthcare Innovation Show e Saúde Business Fórum.

Leave a Reply