This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Teleodontologia ganha espaço em tempos de isolamento social

Clínica em Curitiba usa recursos tecnológicos para atender pacientes na Europa e em outros estados brasileiros

A tecnologia reformulou as noções de proximidade, conceito que o ortodontista. Daniel Neves aderiu há mais de um ano. Com o suporte da tecnologia para realizar consultas a distância, o dentista consegue acompanhar o tratamento de pacientes na Inglaterra, Portugal, Suíça e em diversos estados brasileiros sem sair de Curitiba (PR). O sistema de atendimento remoto, que já vinha sendo implantado desde 2019 para fazer teleatendimento odontológico, ganhou ainda mais utilidade com a pandemia de coronavírus, já que permite que mesmo os pacientes que estão na cidade possam ser monitorados sem sair de casa.

O ortodontista usa diversas ferramentas para dar suporte aos pacientes. São desde recursos simples como o envio de imagens por aplicativos de mensagens até um sistema de inteligência artificial. Neves recorre à tecnologia para fazer diagnósticos e monitoramento de todas as fases do tratamento ortodôntico. “Vivemos em um mundo voltado à tecnologia. As pessoas estão conectadas todo o tempo através de celulares, gadgets, localizadores, apps de navegação. Utilizar essa tecnologia no consultório otimiza o atendimento”, explica Neves.

O tratamento high tech, inclusive, foi muito bem aceito por Flávia Mazur quando precisou uma solução para corrigir o sorriso da filha Maria Fernanda. Residentes em Portugal, elas aproveitaram a passagem pelo Brasil em meados de 2018 para consultar com o ortodontista e fazer o planejamento de todo o processo.

A primeira etapa do tratamento de Maria Fernanda foi com um aparelho móvel e, já nessa fase, todo o acompanhamento foi feito com a ajuda da tecnologia. “Regularmente eu enviava fotos dos dentes da minha filha. Eram fotos com aparelho e sem aparelho. Aí o Dr. Daniel avaliava e dava as orientações para o próximo passo”, relembra Flávia.

O tratamento terminou em fevereiro desse ano. Segundo Flávia, tão importante quanto o resultado foi poder realizar todo o processo sem precisar recorrer a outro profissional em Portugal.

Além da troca de informações e fotos por aplicativos de mensagens, Neves também conta com o sistema DenToGo. Trata-se de um app conta com vários recursos que ajudam a acompanhar os cuidados de higiene oral, possibilitando detectar inflamações na gengiva, lesões, necessidade de manutenção do aparelho e a evolução de tratamento com alinhadores.

O aplicativo está em fase final de avaliação e Neves é responsável pelos testes na América Latina. “Em um momento como esse, de pandemia, utilizar essa tecnologia permite que o paciente continue recebendo atendimento de qualidade, mesmo com todas as restrições impostas pelo isolamento social”, afirma.

Daniel Neves

Daniel Neves é graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e ortodontista com mestrado pela Northwestern University em Chicago, Illinois. Key Opinion Leader e Speaker da ClearCorrect – Straumann Group e cofundador da PUSH Orthodontics, empresa dedicada à educação, tecnologia e inovação no setor odontológico. Ministra cursos, palestras e workshops com foco nas novas tecnologias para o setor de saúde bucal.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.