This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Telemedicina: Saiba como esse método pode revolucionar a área da saúde

By 10 de dezembro de 2019 TI e Inovação
saude-digital-telemedicina-startups-de-saude-inovacao-em-saude

Laudos a distância garantem mais eficiência, praticidade e redução de complexidade à área médica!

A área da saúde é uma das mais impactadas pela inovação tecnológica promovendo melhorias para pacientes, equipes médicas e gestores por meio de recursos diversos. A telemedicina está entre as inovações aplicadas à área da saúde para melhorar o diagnóstico, monitoramento e tratamentos médicos. Saiba mais a seguir.

O que é a telemedicina?

No Brasil a telemedicina chegou em 1985 por meio de uma disciplina de informática médica na Faculdade de Medicina da USP. Apesar de o potencial da solução não ser muito reconhecido nessa época, em 1986 uma empresa começou a fazer diagnósticos de eletrocardiograma por fax. Mas afinal, o que é a telemedicina?

A telemedicina promove suporte diagnóstico remotamente, viabilizando a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos à distância.De acordo com o Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM nº 1.643/2002, a telemedicina representa o exercício da medicina por meio do uso de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Para operação dessa área são usadas as tecnologias da informação e comunicação (TICs). O funcionamento depende da união de equipamentos digitais, sistemas, plataforma, internet e especialistas qualificados. A solução funciona da seguinte forma: no hospital ou clínica, o técnico em enfermagem ou radiologia realiza o exame médico, como raios-x, tomografia ou eletrocardiograma, usando um equipamento digital.

A imagem digitalizada fica disponível em um sistema no computador, sendo que com acesso à internet é possível compartilhar o exame utilizando uma plataforma de telemedicina. Unindo o exame digital e as informações clínicas do paciente, esses dados são enviados por meio da ferramenta para a empresa de telerradiologia parceira.Nesse local, um médico radiologista especializado faz a interpretação do exame e emissão do laudo considerando as informações do exame e do paciente. Ele assina o documento digitalmente e encaminha ao médico solicitante usando a mesma plataforma.

Quais as vantagens para saúde?

A difusão da telemedicina e reconhecimento dessa área por parte do CFM e também da Organização Mundial da Saúde (OMS) deve-se aos diversos benefícios relacionados à solução. Conheça os principais a seguir.

Agilidade

Os laudos médicos emitidos por meio da telerradiologia, a telemedicina aplicada na área de radiologia, podem ser devolvidos ao médico solicitante agilmente, sendo que a entrega ocorre em cerca de 30 minutos para casos urgentes e até 24 horas em casos de rotina.

Praticidade

Com o uso de um equipamento digital para realização do exame, o técnico pode enviar rapidamente as imagens à empresa parceira, evitando diversos procedimentos ou a burocratização dos processos que os tornam mais lentos.

Pagamento atrelado ao uso

Com a telemedicina, em geral, clínicas e hospitais só pagam pelos laudos emitidos, de forma que os custos estão sempre alinhados à demanda.

Disponibilidade

A empresa de telerradiologia opera 24 horas por dia, todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados.

Isso significa que a clínica ou hospital terá um serviço de alta disponibilidade, não correndo o risco de ficar sem prestar serviços de radiologia em períodos mais complexos à gestão, como a noite, nos finais de semana e outros.

Segurança

A plataforma de telemedicina usada para transferências de exames e laudos tem recursos atualizados de segurança, o que impede vulnerabilidades como roubo de dados ou perda das informações dos pacientes.

Qualidade

Na empresa de telerradiologia os profissionais responsáveis por emitir os laudos são sempre médicos radiologistas especializados, o que garante a qualidade do laudo.

Quais transformações a telemedicina têm proporcionado?

A telemedicina já tem sido amplamente usada para diversos fins e a expectativa é que as aplicações diversifiquem ainda mais com a difusão das tecnologias e práticas.

Atualmente, diversos exames já são laudados a distância por meio da telerradiologia, agregando a médicos e pacientes, como:

• radiologia geral;

• tomografia computadorizada;

• mamografia digital;

• densitometria óssea;

• ressonância magnética;

• odontologia.

Entre as transformações esperadas para a telemedicina destacam-se a especialização do suporte médico independente de restrições geográficas, maior autonomia do paciente, agilidade nos diagnósticos e monitoramento em tempo real de pacientes.

Portanto, a telemedicina pode ser usada para áreas diversas, viabilizando desde os laudos para odontologia até o suporte médico especializado nos principais exames radiológicos.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply