This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Telemedicina e Gestão

By 21 de outubro de 2019 Gestão, TI e Inovação
startups-de-saude-gestao-de-clinicas

Com o uso inteligente e eficaz dos recursos tecnológicos a Telemedicina possibilita diagnosticar, prevenir e promover a saúde das pessoas, além de proporcionar uma visão

Atualmente a tecnologia está de braços dados com inúmeras atividades profissionais. É inegável que seu avanço contribui para qualidade do trabalho, economiza tempo, possibilita um controle mais eficaz dos custos e proporciona condições de gestão de praticamente todos os serviços em tempo real.

O dia a dia de um gestor no sistema de saúde é marcado pela preocupação em prover o melhor e mais rápido atendimento aos pacientes. Conforto, qualidade e segurança são essenciais quando o assunto é gente. As pessoas precisam estar no centro da atenção e cuidado.

Neste sentido, a Telemedicina é uma das grandes aliadas para entrega de excelência, pois garante maior agilidade e qualidade no atendimento, possibilitando que os gestores de saúde organizem melhor o trabalho nos hospitais.

Quer um exemplo? Com a prática da telemedicina os médicos podem dedicar tempo às consultas e cuidados com o paciente enquanto recebem os laudos de exames realizados pelos médicos especialistas à distância. É possível ainda ter uma segunda opinião médica para suporte à decisão quanto à conduta terapêutica.

Além de telediagnóstico, teleconsulta e teleinterconsulta, a Telemedicina, como instrumento de inovação e avanço tecnológico, possibilita uma análise precisa de dados e conteúdo. A partir dos dados estruturados, pode-se gerar relatórios, pirâmides populacionais, tabelas de diagnósticos, horários de pico nas realizações de exames, tempo de resposta do laudo médico, quantidade de exames laudados em determinado período, entre outros.

Quando todas essas informações são correlacionadas o gestor de saúde pode tomar decisões mais assertivas que impactam em racionalização de custo e qualidade. Os dados colhidos também podem embasar pesquisas, uma vez que a equipe médica utiliza a análise de dados para publicar artigos e trabalhos em congressos de grande impacto na comunidade científica.

É um caminho sem volta: população, médicos, rede pública, hospitais, clínicas, empresas e, principalmente, paciente: todos se beneficiam do uso da telemedicina.

Não é simplesmente adotar novas tecnologia, mas sim conseguir promover mudanças significativas em estruturas socioeconômicas, culturais e comportamentais para disseminar as melhores práticas de assistência em saúde. estratégica da saúde populacional de qualquer região.

Sobre a autora

Elaine Alcântara é diretora da ITMS do Brasil e possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão da saúde por meio da Telemedicina.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply