This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Tecnologia viabiliza tratamentos ortodônticos até 50% mais rápidos e aparelhos mais discretos

By 5 de fevereiro de 2020 TI e Inovação

Scanners e simuladores 3D são algumas das inovações da ortodontia digital, que está cada vez mais presente nos consultórios

Aparelhos invisíveis, internos ou da cor dos dentes, tratamentos personalizados, que têm data final antes mesmo de ser iniciado. A chamada ortodontia digital é uma inovação que tem ganhado cada vez mais força nos consultórios dos dentistas e proporcionado muito mais rapidez aos tratamentos, mais comodidade e, ainda, uma estética do sorriso muito mais agradável.

O ortodontista e professor Christian Reis, que atende em Uberlândia, explica que as inovações tecnológicas como scanners e simuladores 3D trazem diversos benefícios, entre eles tratamentos até 50% mais rápidos quando comparados às alternativas tradicionais do mercado de Odontologia.

Ainda segundo o especialista, o escaneamento intraoral é o método mais moderno para documentação ortodôntica e permite que os tratamentos sejam personalizados. “Além disso, por meio de simulações computadorizadas, o paciente pode entender exatamente quais serão os estágios, o tempo de seu tratamento e que resultados são esperados”, disse Christian.

Aparelhos transparentes, internos e alinhadores invisíveis

Os aparelhos fixos, que tanto apavoram por causa da estética – especialmente os adolescentes –, já não precisam ser mais tão temíveis assim. Foi-se o tempo em que só havia a opção daquele tradicional, com bráquetes metálicos e borrachinhas. Já é possível encontrar aparelhos transparentes – ou melhor, com policarbonato, porcelana ou safira, que imitam a cor dos dentes. “E com a ortodontia digital, a aplicação desses materiais está mais precisa devido à utilização de softwares que minimizam os erros de posicionamento na boca”, ressalta Christian.

Outra opção mais moderna são os bráquetes linguais customizados por computador (CAD/CAM). Neste caso, o aparelho é colocado na superfície interna dos dentes e, por isso, é imperceptível. “Esse modelo utiliza uma tecnologia de última geração, com bráquetes e fios individualizados, não altera a fala e possui uma precisão incrível”, esclarece o especialista.

Há, ainda, o alinhador invisível Invisalign, que trata desde problemas mais simples, até mais complexos. Produzido com um material exclusivo, criado após oito anos de pesquisa e desenvolvimento, que aplica força constante e suave, melhora o controle da movimentação dos dentes e adapta-se à arcada de forma precisa, com muito mais conforto.

“Se não bastasse ser o que há de mais discreto em termos de aparelhos fixos, o Invisalign é bem versátil, porque também pode ser removido para que o paciente possa comer ou até por um período mais longo, como um casamento, por exemplo, sem que haja prejuízos ao tratamento”, enfatiza Christian, que é credenciado da técnica (Invisalign Doctor). “Outra vantagem é que ele não machuca a boca e também não quebra. Ou seja, é mais seguro”, ressalta o ortodontista.

Embora a tecnologia esteja facilitando os tratamentos de mordidas cruzadas, abertas, dentes desalinhados, entre outros, é necessária uma avaliação minuciosa, feita por um especialista confiável. “Nem tudo serve para todos, mas podemos afirmar que a tecnologia tem tornado possível melhorar o bem-estar de grande parte das pessoas que não gostam do aparelho fixo tradicional”, finaliza Christian.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.