This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

⚠️ Hospital Albert Einstein, Rede D'Or, Amil, DASA, Fleury... todos no HIS. E você? Clique aqui

Startup Clínica Virtual traz inovação gratuita à saúde de Campinas

Com status de unicórnio, companhia investe mais de R$ 3 milhões na cidade e é pioneira de projeto que vai agilizar contato entre médicos e pacientes

“Quem nunca teve um problema para marcar consulta? Quem nunca passou por uma dificuldade para agendar com um médico ligando diversas vezes e não tendo sucesso? Então queremos resolver este problema com apenas uma chamada telefônica. Estamos trazendo para Campinas um serviço gratuito que vai melhorar a qualidade de vida da população e movimentar a economia médica da cidade.

Nossa proposta é começar atendendo o ramo privado, com planos de expansão para o público, sempre focando em facilitar o agendamento de consulta com médicos especialistas, e ajudando as recepcionistas nesse gargalo de excesso de informações e trabalhos”. Focado em resolver este problema, que o empresário Leonardo Amaral, fundador e idealizador da já consagrada Secretária Virtual, lança agora sua segunda startup que começa a operar em Campinas em novembro: a Clínica Virtual.

A Clínica Virtual chega com o intuito de facilitar a vida da população que precisa agendar consultas médicas com agilidade por meio de um serviço gratuito, que conecta pacientes e consultórios. Com a Clínica Virtual, consultórios e hospitais de Campinas poderão organizar melhor suas agendas, otimizando espaços vagos, aumentando a rentabilidade e grau de satisfação dos médicos e das clínicas credenciadas da cidade. Segundo pesquisas da própria startup, 17% dos pacientes que tentam por até três vezes marcar consultas, desistem devido a falta de agenda ou demora no atendimento. E com isso, acabam se automedicando, podendo gerar um problema maior no futuro para o próprio paciente, e para a saúde pública como um todo.

“Hoje existe um problema muito grande que é conciliar a necessidade do paciente com as vagas disponíveis nas agendas dos consultórios. Essa necessidade se dá pela falta de distribuição nivelada de pacientes para todas as clínicas locais, lotando algumas e deixando outras que poderiam suprir essas demandas, ociosas, mas infelizmente não são procuradas. Com a Clínica Virtual vamos equilibrar esses fatores, melhorando o tempo de resposta para a população, que vai conseguir consultas em apenas uma única chamada telefônica de aproximadamente 3 minutos, e aumentar a rentabilidade das clínicas e organizar e tornar mais produtivas suas agendas”, relata Amaral.

O funcionamento da Clínica Virtual dispõe de alta tecnologia e um time qualificado para atendimento telefônico, que vão aproximar os pacientes com conforto e agilidade. O aplicativo que foi desenvolvido auxilia e mantém o paciente informado sobre seus prontuários e exames. A meta da startup é atingir até 200 mil atendimentos por mês em um ano. Toda a facilidade do aplicativo para conectar médicos e pacientes é feita, nos bastidores, por uma equipe especializada para atender o público.

“O brasileiro não tem como premissa de agendar consultas por aplicativo, mas sim por telefone. Com isso, o conceito Clínica Virtual tem feito a diferença e sucesso no segmento. Pretendemos abranger toda a classe médica com as 48 especialidades disponíveis no mercado. Também temos como objetivo realizar o agendamento de exames laboratoriais e exames de imagem. E em um curto espaço de tempo, pretendemos entrar nas agendas para marcar pequenos procedimentos e cirurgias”. Para o usuário, a plataforma disponibiliza um aplicativo que vai concentrar todo o seu prontuário, consultas e exames que já passou, e terá uma série de benefícios caso seu uso seja constante, como desconto em medicamentos e exames.

O serviço da Clínica Virtual é pioneiro no Brasil e exclusivo em Campinas. Segundo Leonardo, a Região Metropolitana de Campinas tem um potencial estratégico e uma alta demanda para melhorar o atendimento da saúde. “O município campineiro é um polo tecnológico e responsável pelo nascimento de muitas startups. Mão de obra especializada, universidades de renome e um grande número de empresas de sucesso foram fatores por decidirmos pela cidade.

Campinas é um mercado em constante evolução e será fundamental para o sucesso do negócio”. Com um investimento superior a R$3 milhões e ainda captando investidores, a Clínica Virtual promete mudar o conceito de agendamento  médico no Brasil iniciando em Campinas um serviço que pode potencializar a boa fama de “incubadora de startups” para todo o Brasil. Com mais de 10 anos de experiência em atendimentos e agendamentos de consultas na área de saúde, o fundador da empresa relata que levantou diversas informações por meios de pesquisas e identificou diversos problemas que precisam de solução, surgindo assim o conceito da Clínica Virtual.

“Sempre imaginamos como responder perguntas do tipo: ‘e se eu soubesse a disponibilidade de todos os médicos da cidade? E se eu soubesse sua localização e qual plano de saúde ele atende?’. E estamos trazendo as respostas para Campinas. No primeiro ano de atividade, vamos ser responsáveis por um agendamento de consulta a cada seis realizados na cidade. Em breve, com o sucesso da Clínica Virtual em Campinas, vamos expandir para mais de 350 cidades do Brasil”, finaliza Amaral.

Sobre a Clínica Virtual
A Clínica Virtual é uma startup brasileira do segmento de atendimento telefônico e agendamento de consultas na área de saúde suplementar desenvolvida para aproximar pacientes e médicos. A empresa foi fundada em 2018 na cidade de Campinas e sua missão é encontrar com agilidade médicos e especialistas para pacientes que precisam de agendamentos rápidos de consulta e mais perto da sua residência, tudo via chamada telefônica. Seu trabalho também é voltado à gestão de atendimento das clínicas, ajudando na organização de agendas e potencializando economicamente os resultados dos consultórios.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply