This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Sociedade 5.0 já é quase uma realidade no Brasil

Para acompanhar toda essa evolução tecnológica que estamos vivendo, a população, as cidades e as empresas estão sempre se adaptando às mudanças e aos novos tempos. Se por um lado, temos a tecnologia se integrando às nossas rotinas, por outro, a sociedade permanece presa em grandes desafios. Foi justamente pensando nisso que o Japão aderiu à proposta da Sociedade 5.0, um modelo de organização social que busca integrar a sociedade à tecnologia.

Os principais objetivos da Sociedade 5.0 são solucionar problemas sociais, atender as necessidades do ser humano e melhorar a qualidade de vida da população. Para isso, são aplicadas diversas soluções tecnológicas a fim de garantir um bem-estar social geral. Para entender melhor, vamos a um exemplo: utilizando a tecnologia, podemos substituir veículos, tanto públicos quanto privados, por veículos autônomos. Essa medida pode ser muito vantajosa, pois reduzirá o número de acidentes e não haverá mais a necessidade de motoristas, o que diminuirá o estresse no trânsito.

Portanto, a ideia é realmente buscar soluções com foco nas necessidades humanas e trazer mudanças importantes e positivas para vários setores da sociedade, como: infraestrutura, saúde, educação, logística, economia, etc. Para colocar essa ideia em prática, serão usadas tecnologias como o big data, internet das coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA).

Por enquanto, o que se sabe é que o Japão é o primeiro país do mundo a desenvolver essa iniciativa. No entanto, se avaliarmos melhor, é possível perceber que os demais países também já estão caminhando para esse futuro. Inclusive, o Brasil. Isso porque a chegada da pandemia no nosso país trouxe grandes transformações sociais. A principal delas foi o confinamento forçado e, consequentemente, a adesão ao trabalho remoto por grande parte das empresas.

De acordo com Sandro Valeri, Professor da Fundação Dom Cabral e Diretor de Estratégia da Inovação e Corporate Venture da Embraer, o isolamento social acelerou o avanço da tecnologia e já é possível sentir os primeiros impactos dessa adaptação. “Estamos passando por uma grande mudança no mercado empresarial, porque o futuro do trabalho se antecipou graças ao home office e à necessidade das ferramentas digitais. Essa antecipação traz à tona as profissões que exigem tecnologia e todos os empregos digitais, porque, a partir de agora, eles tendem a ficar muito mais valorizados”.

E quem ainda não está preparado para a Sociedade 5.0 precisa começar a se movimentar. “As pessoas precisam se capacitar rapidamente para este novo mundo que está se formando. A utilização das ferramentas digitais está se acelerando cada vez mais e se tornará essencial no meio empresarial”, crava Sandro Valeri. Nesse processo de preparação para o novo modelo de sociedade, a psicoterapeuta cognitiva comportamental Isabelle Cunha, também aponta questões importantes. “Quem se conhecer melhor terá maior probabilidade de voltar bem mais completo ao trabalho no momento pós-pandemia. O campo de trabalho vai exigir profissionais com domínio sobre as próprias emoções. Vai exigir profissionais visionários, que estejam abertos e preparados para quaisquer novidades”.

Com todas essas mudanças que já estão acontecendo, percebemos que a Sociedade 5.0 definitivamente não é uma realidade tão distante do Brasil. Vemos uma sociedade super inteligente se formando, onde as informações estão muito mais acessíveis e o aprendizado bem mais rápido. Vemos também várias empresas se desdobrando para se adaptarem ao mundo digital para continuarem produzindo. Foi necessário intensificar a presença no meio on-line e inovar. Não à toa, as empresas que estão conseguindo se reinventar estão saindo na frente de seus concorrentes em meio à pandemia.

Reuniões por vídeo chamadas, conversas por chats, serviços de delivery, vendas por e-commerce, transmissões ao vivo e disponibilização de vouchers nunca estiveram tão em alta. Todos os setores estão buscando soluções nas tecnologias para conseguirem se destacar no mercado e fugir de uma possível grave crise econômica. Segundo Sandro Valeri, essa é justamente uma das principais características de uma Sociedade 5.0 que está se formando. “A partir do momento em passamos a ter maior acesso à tecnologia e as pessoas aprendem a trabalhar com os meios digitais, elas vão demandar que as tecnologias sejam utilizadas para a melhoria das suas próprias vidas”.

Isso significa que a nossa sociedade já está buscando investimento em inovações, mais desenvolvimento e segurança. Se o Japão já tomou a iniciativa e pretende tornar a Sociedade 5.0 uma realidade no país, resta aos demais caminharem no mesmo sentido para fazerem parte desse novo modelo de organização social, que traz benefícios não só para o Estado, mas principalmente para toda a população.
Sobre o autor
Ravi Gama, CEO da 2FIND e filiado do LIDE FUTURO
Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.