This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Site brasileiro faz avaliação de sintomas gratuitamente

By 6 de março de 2017 TI e Inovação

Quando o corpo começa a dar sinais de que algo não vai bem, logo surge aquela dúvida sobre a causa do problema e a internet é a primeira aliada. Porém, uma simples dor de cabeça pode ser estresse, infecção, enxaqueca, entre outras causas que buscadores online não conseguem determinar com precisão. Agora existe uma forma de se acalmar e encontrar informações confiáveis: o Dr. Sintomas. O serviço acaba de ser lançado e identifica a probabilidade de determinadas doenças a partir do perfil, histórico e indicação de sintomas e condições dos usuários.

A tecnologia é gratuita, com acesso web e mobile – esse último em versão de testes. O site utiliza inteligência cognitiva, que considera fatores além da simples associação entre sintomas e doenças, apontando as causas a serem investigadas junto a um profissional de saúde. “A avaliação é totalmente personalizada, com uma série de questões sobre idade, peso, altura, histórico médico e detalhamento dos sintomas – intensidade, local, tipo, etc. Dessa forma, o resultado abrange as causas mais prováveis para aquele perfil e situação específicos”, explica Marco Scabia, cofundador da empresa.

Foram mais de dois anos de desenvolvimento da solução, com consultoria de uma equipe médica experiente – contando inclusive com Dr. Zeballos, renomado clínico geral e reconhecido diagnosticador. Ao todo, são mais de mil sintomas e mais de 500 doenças em sua base. A plataforma é bilíngue (português e espanhol) e já está disponível para toda a América Latina.

Tecnologia que aprende sozinha
O Dr. Sintomas opera como machine learning, ou seja, quanto mais for utilizado, maior sua precisão. Os idealizadores reforçam que a ideia não é substituir a consulta médica, nem estimular a automedicação. O próximo passo, inclusive, é que os resultados sejam acompanhados de orientações de saúde que visam apontar o melhor caminho para a cura.

Em breve, também será lançada uma versão voltada para profissionais de saúde. “O Dr. Sintomas também será uma ferramenta para os profissionais da saúde se manterem atualizados, além de ajudar a terem insights e a confirmarem suspeitas durante o diagnóstico”, completa Zeballos.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply