This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Saúde ao alcance de um toque

By 6 de outubro de 2020 TI e Inovação

Utilizando inteligência artificial e curadoria de especialistas, aplicativo reúne as mais recentes pesquisas sobre inovação nas áreas de Medicina, Odontologia e Farmácia

Um novo artigo da área médica é publicado a cada 26 segundos no mundo, de acordo com dados de 2019 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ou seja, um médico precisaria ler, em média, 25 horas por dia para se manter atualizado. Após a Covid-19, a necessidade de atualização constante ficou ainda mais evidente. Apenas sobre o novo coronavírus, foram mais de 23 mil artigos científicos nos últimos meses, de acordo com a Medline, base de dados de pesquisa em biomedicina. Fica cada vez mais evidente a importância de fontes confiáveis em saúde, disponíveis em tempo real e de fácil acesso. Pensando nisso, chega ao mercado a Docmedia, primeiro aplicativo a apresentar uma solução integrada de acesso à informação selecionada sobre inovação em saúde. Utilizando ferramentas de inteligência artificial para seleção de conteúdo, com curadoria de profissionais, o aplicativo disponibilizará, em um só lugar, o que há demais recente e relevante em pesquisa da área de ciência e saúde produzido em todo o mundo.

A startup segue a tendência mundial de investimento em saúde digital, área que deve movimentar até US$ 379 bilhões (cerca de R$ 1,4 trilhão) em todo o mundo até 2024, segundo a consultoria Global Market Insights. Só no Brasil, o número de startups de saúde cresceu 140% em 5 anos, saltando de 160 para 542 empresas, segundo dados da Distrito Healthtech Report. Com um público potencial estimado de quase de 5 milhões de profissionais de saúde no Brasil, a Docmedia pretende aliar rigor científico à inteligência artificial para se posicionar como uma plataforma de referência em conteúdo sobre inovação em saúde e atrair investimentos das indústrias médica, odontológica e farmacêutica interessadas em alcançar um consumidor exigente – em especial o profissional jovem e ultraconectado, sempre em busca de informação relevante e atualizada.

Entre os formatos de negócio a serem oferecidos pela startup, estão pacotes de anúncios para e a possibilidade de empresas criarem perfis para oferecer conteúdo segmentado, apresentar produtos, e estabelecer uma conexão direta com os profissionais, avaliando o resultado do investimento com rapidez e precisão. “Além de ter acesso ao conteúdo selecionado por especialistas, o profissional também pode solicitar material adicional de um laboratório, ou tirar dúvida diretamente com o fornecedor, tudo de forma rápida, prática e segura, formando uma comunidade virtual dedicada à saúde”, Laura Gusman, sócia e médica.

No aplicativo, o usuário pode acompanhar a repercussão de notícias sobre inovação publicadas nas mais prestigiadas publicações nacionais e internacionais; selecionar os conteúdos mais importantes para sua especialidade e compor uma biblioteca virtual pessoal de referência; compartilhar descobertas conteúdos, seguir perfis de profissionais ou empresas, ou ainda conversar com outros especialistas do setor. “Nossa meta é apresentar para os profissionais da área um conteúdo selecionado, em português e em tempo real, que aponte para onde caminha a medicina no século XXI. Nosso critério de edição é a inovação. Queremos ser fonte segura de informação para uma audiência altamente qualificada e atenta às transformações da área”, explica Guilherme Rocha, sócio e médico.

O aplicativo foi lançado com mais de 500 entradas em sua biblioteca virtual, e trará inicialmente cerca de 20 novos artigos por semana. Nos planos da Docmedia estão ainda a contratação de colunistas para compor o quadro de colaboradores e parcerias com instituições de ensino do país e do exterior para a produção de conteúdo exclusivo. A Docmedia já possui perfil no Instagram com mais de 29 mil seguidores e postagens diárias. “Usamos o Instagram como um termômetro para testar o alcance das notícias e o engajamento do público. Depois de mais de um ano interagindo com os usuários do Instagram, nós já colocaremos o aplicativo no ar conhecendo matérias e conteúdo com maior potencial de alcance, ou até o perfil do público”, afirma Rodrigo Rodrigues, sócio e responsável pelo Marketing da empresa. “Estamos confiantes de que conseguiremos levar conteúdo relevante e inovador para toda a comunidade de saúde”, completa.

A plataforma está disponível para download gratuito na Apple Store e no Google Play.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.