This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Saúde 5.0 | LIDE FUTURO promove evento com as principais tendências e temas do setor na nova era de dados

By 9 de março de 2020 TI e Inovação

Evento reuniu gigantes da área como Albert Einstein, Mendelics, Prevent Senior, DaVita Serviços Médicos e Grupo Fleury

O teatro Prevent Senior recebeu a primeira edição do Summit LIDE FUTURO de 2020, com o tema Saúde 5.0. na Nova Era de Dados. O evento promoveu quatro painéis que trouxeram reflexões sobre o futuro do setor. Entre os temas em debate estavam a medicina personalizada, a humanização da saúde, qualidade de vida e longevidade e saúde digital.

O evento reuniu importantes representantes da área, como Claudio Lottenberg, presidente do conselho do Hospital Albert Einstein, Carlos Marinelli, CEO do Grupo Fleury, Dr. Pedro Benedito, diretor executivo da Prevent Senior, David Schlesinger, CEO da Mendelics, e Mauro Figueiredo, CEO da DaVita Serviços Médicos.

No painel “DNA e as fronteiras da medicina personalizada”, o diretor executivo da Prevent Senior, junto de David Schelesinger, CEO e co-founder da Mendelics, e Karyn Koladicz, diretora executiva da PTC Therapeutics, falaram sobre a importância do diagnóstico pontual e de que como em breve o custo de procedimentos personalizados não será uma barreira.

Focada em tornar o setor ainda mais potente no País, a Mendelics, por exemplo, desenvolve Sequenciamento de Nova Geração por meio de Inteligência Artificial desde 2012  e criou o exame “Teste da Bochechinha” para complementar o teste do pezinho, possibilitando a detecção de mais de 310 doenças raras em bebês e crianças. Já a Prevent Senior pesquisa quais serão os impactos de saúde nas gerações descendentes, analisando os pacientes na faixa dos 80 anos e que fazem parte da primeira geração de imigrantes no Brasil.

Na palestra “Novos modelos de cuidado – a humanização da saúde”, Mauro Figueiredo, da DaVita Serviços Médicos, falou da necessidade em compreender de fato o que existe quando você coloca o paciente no centro, pois, assim, “o paciente ganha o poder de diálogo longo, não se torna um processo apenas sobre a doença”, explica o CEO da empresa.

Na palestra “Silver Age: qualidade de vida e longevidade” foram apontadas as necessidades da medicina na hora de promover a saúde de um idoso. O debate colocou em pauta a definição de idoso e a diretora técnica da Informar Saúde, Klyza Estrella, explicou a dificuldade de conceituar o termo na prática, já que as realidades são heterogêneas: “o idoso pode ser um diretor de uma empresa ou um provedor de uma residência, o que difere é a autonomia e a independência”, explicou a médica. Ela dividiu o palco com o Dr. Pedro Batista Junior, da Prevent Senior, e Eduardo Grecco da Brazil Senior Living.

A última palestra, intitulada “As novas formas de diagnóstico, saúde digital e segurança” contou com a presença do Dr. Fabricio Machado, Head de Inovação e Tecnologia da Prevent Senior, Carlos Marinelli, do Grupo Fleury, e Luis Zlochevsky, criador do software Pedido Pago. Todos consideraram que a saúde digital transforma o setor pois permite conhecer toda a jornada do paciente e falaram sobre a importância de usar de forma ética os dados dos pacientes, a fim de levar informação e melhorar o acesso e a velocidade de resultados.

O trio discutiu como a população utiliza o celular em todos os momentos, mas ainda é muito tradicional quando se trata de ligar para um médico ou ir a um hospital. A Prevent Senior tem trabalhado de forma disruptiva e seus clientes já conseguem ser atendidos em casa – tudo por meio de um app – e, em contrapartida, consegue disponibilizar em 30 segundos os resultados de exames aos médicos.

Marinelli explicou que mesmo com todos os benefícios gerados pelo uso de informações na medicina, o paciente é dono de seus próprios dados. Os resultados do uso da tecnologia em prol do setor engajam ainda mais as pessoas, pois elas são melhor atendidas.

Além dos painéis, o evento também contou com uma ativação inovadora da MeuDNA, que trouxe aos convidados a possibilidade de descobrirem a origem de sua ancestralidade por meio de um teste genético, o qual podia ser ali adquirido para levar para casa.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.