This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

RNP transmite biópsia em resolução ultra HD

By 4 de setembro de 2014 TI e Inovação

Com o apoio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizou pela primeira vez, na terça-feira (2), a transmissão ao vivo com compressão, em resolução 4K, de um procedimento de biópsia de pele no Hospital Universitário de Brasília (HUB), ocupando menos de 1 gigabit por segundo (Gbps) de largura de banda da rede. A solução foi desenvolvida pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (Lavid/UFPB) e financiada pela RNP.

O procedimento de biópsia foi feito numa lesão na perna de um paciente com suspeita de leishmaniose e demonstrado em detalhes pelo médico Ciro Gomes, a partir do HUB, para participantes do 3º Fórum RNP, em Brasília. Com tema e-saúde, o evento é dirigido a profissionais de tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e fornecedores, coordenadores de projetos de pesquisa, pró-reitores e diretores de universidades, além de gestores públicos.

A transmissão feita em resolução 4K – existente em televisão digital e cinema digital – também é chamada de ultra high definition e possui uma qualidade de imagem bem maior que a full HD, e chega a ter uma resolução quatro vezes maior que as convencionais.

Segundo Nelson Simões, diretor-geral da RNP, a aplicação pode ser compartilhada com vários grupos distribuídos no Brasil, como em casos muito raros ou de técnicas muito recentes, conhecidas por profissionais ou pesquisadores e que podem ser transmitidas com um grau de detalhe e de profundidade maior.

Expansão
Em 2013, a RNP promoveu a primeira transmissão de quatro cirurgias em 4K, em tempo real e de forma simultânea, do Brasil para os Estados Unidos. Os hospitais universitários federais de Porto Alegre (HCPA/UFRS), do Espírito Santo (Hucam/UFES) e do Rio Grande do Norte (Huol/UFRN), além da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), foram as instituições responsáveis pelos procedimentos.

A demonstração do ano passado teve dois pontos de visualização: um em Brasília, no Brasil, e outro em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, onde o evento foi feito pelo CineGrid, associação internacional integrada por entidades e estúdios de cinema, empresas de tecnologia, universidades e redes de pesquisa de vários países. Para isso, foi utilizado o pacote de software denominado Player Fogo, desenvolvido pelo Lavid, em parceria com a RNP, que transmite, reproduz, armazena e transcodifica os vídeos em UHD (ultra alta definição).

Segundo o gerente de pesquisa e desenvolvimento da RNP, Leandro Ciuffo, a novidade da transmissão de hoje foi a compressão entre 50 e 100 megabits por segundo (Mbps), já que nos experimentos realizados foram utilizadas redes de alta capacidade, para as quais era necessário mais de 3 Gbps (o que representa 3 mil Mbps) de velocidade de rede.

Apesar de haver hospitais universitários conectados a 10 Gbps, é um número reduzido. Assim, para popularizar a solução em lugares mais remotos, a atualização pode permitir que toda instituição conectada à Rede Ipê tenha condições para receber transmissões. “Sem esse desenvolvimento, só um grupo de 50 instituições que têm conexões acima de 3 Gbps poderiam recebê-la”, explica.

Novo membro
O Núcleo de Telemedicina do Hospital Alemão Oswaldo Cruz passou a integrar a Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O objetivo é apoiar projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. A parceria foi formalizada em evento na terça-feira (2).

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um centro hospitalar referência em serviços de alta complexidade, com foco em oncologia, doenças circulatórias, doenças digestivas, ortopedia e traumatologia. São 327 leitos de internação, sendo 22 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply