faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Reestruturação de governança de TI traz resultados à SulAmérica

Article-Reestruturação de governança de TI traz resultados à SulAmérica

reestruturacao-de-governanca-de-ti-traz-resultados-a-sulamerica.jpg
tecnologia - shutterstock
Projeto orçado em R$ 13 milhões melhorou a capacidade da companhia de gerenciar e entregar projetos dentro do prazo

A SulAmérica reestruturou a área de governança de TI e já começa a constatar os primeiros resultados. Entre os pontos destacados estão a agilidade na entrega de projetos e a maior integração entre as operações das áreas.

O projeto teve início em 2013 e, até o momento, custou R$ 13 milhões aos cofres da empresa. O investimento surgiu com a necessidade de comportar um novo ciclo de projetos, com maior magnitude, e também para garantir que o volume de sistemas permaneça no ar, após sua implementação.

Para atingir o objetivo, a companhia reestruturou sua governança de TI e as estratégias de planejamento responsáveis pelo controle e monitoramento de todos os processos tecnológicos da organização.

Como parte deste processo, foi necessário reforçar a equipe de TI e criar um departamento designado exclusivamente à entrega de novos projetos. Uma equipe também foi mobilizada para administrar os portfólios de produtos e serviços de acordo com as necessidades de gerenciamento requisitadas para o início de cada projeto.

A empresa também aprimorou a infraestrutura responsável por manter funcionando os sistemas gerais, como os portais de internet, a emissão de apólices e o pagamento de sinistros. Para otimizar todos esses processos, os colaboradores passaram a utilizar ferramentas de Gerenciamento do Ciclo de Vida de Desenvolvimento das Aplicações (ALM, na sigla em inglês).

De acordo com a companhia, com a mudança de cultura e adoção das novas práticas, já é possível perceber que o percentual de projetos realizados dentro do prazo aumentou, além de não extrapolarem os custos de planejamento estabelecidos anteriormente, garantindo a qualidade dos produtos ou serviços. A seguradora também ressaltou que a integração nas operações das áreas teve um ganho significativo, permitindo que os colaboradores pudessem trabalhar alinhados com o mesmo objetivo.