This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

RAPID: tecnologia e inovação no tratamento de AVC

Quando o assunto é Acidente Vascular Cerebral (AVC), cada hora é valiosa e pode ser essencial para salvar a vida de uma pessoa. O avanço da tecnologia tem facilitado o atendimento e tratamento de pacientes que estejam tendo um AVC, o que viabiliza a recuperação de áreas do cérebro.

Essas mesmas tecnologias também têm possibilitado o tratamento de casos que já tenham iniciado os sintomas do AVC há um tempo maior do que a janela convencional de seis horas para tratamento, como é o caso de José Bacharel Filho, de 62 anos, que deu entrada na Rede Mater Dei com quadro já evoluído da doença, após quase 24h do início dos sintomas.

José conta que procurou atendimento na Rede Mater Dei devido aos sintomas que apresentava há algumas horas. “Quando eu dei entrada no hospital eu sentia uma dormência muito grande do lado esquerdo do corpo, eu já não conseguia nem levantar o meu braço da cama”, relata.

O paciente estava com AVC isquêmico, com uma possível oclusão de uma artéria de grande calibre do cérebro. A médica Júlia Kallás, coordenadora da equipe de Neurologia do Mater Dei Contorno, explica que foi feito um exame das artérias cerebrais do paciente através do RAPID, um software acoplado aos tomógrafos que permite uma avaliação rápida, segura e precisa da área do cérebro que tem possibilidade de ser recuperada após uma desobstrução do fluxo. “Foi feito um estudo com o RAPID para ver se o paciente, mesmo com um tempo avançado de AVC isquêmico, ainda teria condições de ser tratado e foi detectada uma possibilidade de tratamento. Ele foi levado para a hemodinâmica, foi feita uma trombectomia mecânica e o paciente teve uma evolução excelente, ficando praticamente sem sequelas”, conta a médica.

A Rede Mater Dei de Saúde foi pioneira na aquisição e implantação do RAPID em Minas Gerais, visando integrar e ampliar a janela terapêutica do protocolo de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em toda a Rede. “É importante destacar que o uso do RAPID proporcionou uma opção de tratamento para o paciente grave, mas com tecido ainda viável, possibilitando tratá-lo com um tempo maior e isso foi de extrema importância, o que deixou a equipe muito feliz. O paciente ficou alguns dias internados e já recebeu alta”, ressalta a médica.

O AVC é uma emergência médica e quanto mais rápido for tratado, maior a chance de recuperação. Portanto, em caso de qualquer sintoma neurológico súbito, é imprescindível procurar o pronto-socorro com urgência. A maioria dos casos de AVC poderão ser tratados apenas nas primeiras 4,5h do início dos sintomas e apenas alguns terão a possibilidade de serem tratados nessa janela estendida de 24h.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.