faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Projeto de plataforma de diagnósticos vence a Hackathon Deloittte 2017

Article-Projeto de plataforma de diagnósticos vence a Hackathon Deloittte 2017

shutterstock_-Sergey-Nivens__Telefonia_Movel_M_Health_banda_larga_App-720x320
Realizada em parceria com a IBM e a TechData, a maratona de inovação de base digital promoveu disputa entre nove grupos

O projeto de uma plataforma que identifica sintomas apresentados por um paciente e, por meio de Inteligência Artificial (IA), aponta possíveis patologias, foi o grande vencedor da primeira Hackathon realizada pela Deloitte, em parceria com a IBM e a TechData. O sistema ainda permite o direcionamento do usuário para o agendamento de consultas ou atendimento com especialista, incluindo apontamento de data, horário e local com base em geolocalização.

O projeto foi criado pelo grupo Care Box durante a maratona de programação focada no desenvolvimento de soluções a nossa sociedade e negócios, realizada nos dias 1º e 2 de julho, em São Paulo. A equipe era formada por Carolina Torres, Fillipe Dornelas, Giovana Guedes, Karen Fujimoto e Matheus Catossi.

O grupo disputou a Hackathon com outras oito equipes, formadas por quatro ou cinco integrantes. Durante a disputa, os participantes puderam demonstrar suas habilidades em negócios, design, UX (user experience) e programação. Eles contaram com o suporte de experientes consultores e especialistas em mercado da Deloitte, IBM e TechData.

Os vencedores receberam o Troféu Hackathon Deloitte 2017, além de ganharem 32 horas de consultoria da Deloitte, um iPad Air, um ano de assinatura IBM Bluemix e oito horas de mentoria técnica IBM.

Em segundo lugar ficou a equipe F5, formada por Beatriz Pinto, Felipe Tanso, Gustavo Hernandes, Tiago Bezerra e Victor Chen. Eles apresentaram o projeto de uma plataforma EAD (educação a distância) em formato de jogo para otimizar o ensino de pessoas com deficiência de aprendizagem.

Já o grupo IoT Blind, que reuniu Gabriel Stankevix, Pedro Ernesto, Priscilla Hilaya, Thammy Marcato e Victor Garrido, conquistou a terceira colocação na disputa, apresentando projeto de hardware que fornece estímulos físicos e orientação verbal com objetivo de dar autonomia a deficientes visuais no desenvolvimento de atividades físicas em piscina.

Tanto o segundo quanto o terceiro lugar garantiram como premiação, além do troféu, oito horas de consultoria e coach da Deloitte. Todos os participantes da Hackathon também estão habilitados a concorrer a vagas de emprego do Programa Novos Talentos da empresa.

“Foi uma jornada espetacular de exercício e troca de conhecimentos entre os participantes, mentores, convidados, jurados e clientes da Deloitte, IBM e TechData. Estamos muito satisfeitos com os resultados, especialmente em razão das soluções criativas e úteis à sociedade e aos negócios projetadas pelos participantes”, afirma Heloisa Montes, sócia-líder da área de Consultoria em Estratégia e Operações da Deloitte.

Os projetos apresentados se encaixaram em três categorias para as quais os participantes foram desafiados a desenvolver soluções: essencial para o cliente (que foi abordada por uma das nove equipes); saúde em foco (com cinco soluções); e tecnologia assistiva (que atraiu três propostas).

Para Fábio Pereira, sócio da área de Consultoria em Technology, Strategy & Architecture da Deloitte, “esse contato com jovens talentos e com a forma como lidam com ferramentas e tendências tecnológicas permite uma nova percepção de como a nova geração tende a lidar com desafios apresentados pelo mundo empresarial e pelas demandas sociais de hoje. Além de termos essa vivência emocionante propiciada pela disputa da Hackathon, passamos a conhecer melhor as pessoas que estão transformando nosso mundo e que formarão nossas futuras lideranças”.

Para o desenvolvimento dos projetos, os participantes tiveram acesso às seguintes ferramentas e recursos: Plataforma em Cloud da IBM e APIs de inteligência artificial; suporte da equipe de consultores da Deloitte; além de mentorias específicas da IBM, TechData e de especialistas de indústria e mercado.

A Hackathon da Deloitte esteve inserida em um conjunto de iniciativas da organização para apoiar o mercado e toda a sociedade no caminho da transformação digital.