This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Por que DevOps é tão crucial para sua empresa?

Uma das mudanças culturais de TI mais importantes da história está crescendo significantemente dentro de todas as companhias, em diversos segmentos. Essa mudança se chama DevOps e está quebrando barreiras entre times de desenvolvimento e operação para gerar melhor comunicação, integração e workflow, resultando em melhoria geral da performance empresarial em diversas companhias.

Pode parecer uma tarefa fácil, porém, há várias mudanças em processos, ferramentas, pessoas e culturas que precisam ser implementadas para estabelecer uma boa cultura DevOps em uma companhia. Primeiramente, é importante entender de onde esse movimento veio e o que está incentivando seu crescimento acelerado.

O que incentivou o rápido crescimento global de DevOps?

Empresas ao redor do mundo demandavam novas funções, melhor eficiência e entrega mais rápida. O número de desenvolvedores nas companhias também aumentou e as organizações foram forçadas a fazer a transição para processos automatizados para que os times de TI possam focar nas necessidades reais da empresa, em vez de tarefas manuais e entediantes. Isso impactou equipes de Desenvolvedores e Operações, além do surgimento da necessidade de integrar esses dois times. DevOps nasceu e é a mudança cultural da integração dessas duas equipes que vemos hoje.

Por que é necessário adaptar a TI para essa nova cultura?

Atualmente, a maioria das startups já nascem com essa nova cultura e elas estão crescendo extremamente rápido. Esse crescimento é resultado do DevOps, que permite que as startups lancem novas funções e novas versões de aplicações a cada poucas horas – às vezes até em minutos. Isso pode ajudar as companhias a evoluir consideravelmente em suas aplicações para ganhar novos consumidores e parceiros. Isso também permite que sejam mais inovadores; empresas que adotam o DevOps estão seguras de que o time permitirá uma subida rápida para o mercado sem grandes problemas. Além disso, quando você integra processo de feedback real-time e denúncia de bugs por consumidores, parceiros e funcionários externos dentro da pipeline CI/CD (Continuous Integration and Continuous Development) para melhorias e consertos mais rápidos, você é capaz de criar maior agilidade no DevOps, e, portanto, na empresa.

Se hoje você é incapaz de entregar a mesma agilidade DevOps que outras startups, no futuro sua companhia terá grande risco de perder consumidores ou até falir, dependendo da competição no mercado da sua empresa. A forma como você entrega novas funções e novos modelos empresariais para seus consumidores se relaciona diretamente com o sucesso da sua companhia.

Porém, startups não são as únicas usando DevOps para criar vantagem competitiva. Um exemplo é a Goldman Sachs, que evoluiu de duas atualizações por dia para mais de 1 mil atualizações por dia. Isso é uma grande mudança na indústria de serviços financeiros, em que tudo precisa ser processado rapidamente devido ao número de transações substanciais.

É engraçado pensar sobre isso, não é? Goldman Sachs é um dos maiores bancos do mundo e as pessoas sempre dizem: “os bancos têm muitas aplicações críticas e eles serão os últimos a se adaptar à nova cultura de TI ou adotar novas soluções.” Porém, isso está errado – pense sobre isso: há tantas FinTechs crescendo no mercado que, se as já existentes não adaptarem sua cultura de TI para acelerar as novas características das aplicações para alcançar as demandas empresariais, elas passarão a encarar mais desafios já que as novas companhias estarão evoluindo muito mais rápido.

Goldman Sachs fez mais que se adaptar, eles começaram a investir em uma companhia de muito destaque, GitLabs, que ajuda o mercado a implementar essa nova cultura. Goldman Sachs é um dos investidores mais importantes da GitLab, junto da Alphabet.

Organizações que adotam a cultura DevOps fazem mais e de forma mais rápida e eficiente. DevOps proporciona muitos benefícios, e aqui estão as cinco maiores vantagens:

  1. Entrega mais rápida de funções;
  2. Melhor comunicação e colaboração entre desenvolvedores e operação;
  3. Mais tempo para inovação, em vez de consertar e manter as aplicações atuais;
  4. Ambientes operacionais mais estáveis e confiáveis.

Times de desenvolvedores, operações e segurança têm trabalhado há muitos anos de forma segregada na construção e manutenção de novas aplicações e na proteção dos ambientes enquanto fazem isso. Consertar essa falta de integração é o fator mais crucial no DevOps para criar uma pipeline ágil e tranquila. Fazer isso criará mais agilidade nos times e permitirá que a companhia se posicione melhor contra seus concorrentes.

Sobre o autor

Fernando Cardoso é especialista em cibersegurança e Solution Architect na Trend Micro.

Para mais informações acesse a página sobre DevOps no site da Trend Micro (aqui).

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Incorporated, líder global em soluções de segurança cibernética, ajuda a tornar o mundo seguro para o intercâmbio de informações digitais. Nossas soluções inovadoras para consumidores, empresas e governos fornecem segurança em camadas para data centers, cargas de trabalho de nuvem, redes e endpoints. Todos os nossos produtos trabalham juntos para compartilhar facilmente informações sobre ameaças e fornecer uma defesa contra ameaças com visibilidade e investigação centralizadas, permitindo uma proteção melhor e mais rápida. Com mais de 6.000 funcionários em 50 países e a pesquisa e inteligência de ameaças globais mais avançadas do mundo, a Trend Micro permite que as organizações protejam seu mundo conectado.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply