This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Plataforma on-line oferece consultas particulares a preços populares, nova alternativa ao SUS

Empresas e instituições classistas adotam solução on-line para consultas e exames particulares a preços acessíveis como opção a pacientes que não têm plano de saúde e querem evitar o SUS

O sonho de ter/oferecer uma assistência médica de qualidade à família, por meio da contratação de planos e seguros de saúde, torna-se dia após dia mais distante dos brasileiros. A crise econômica e o desemprego já colocaram para fora da rede suplementar mais de 3 milhões de pessoas desde 2014.

Não bastasse, a inflação em saúde é altíssima. 2019 fechou com a estimativa de 17% na variação de preços, segundo dados da consultoria global Aon disponibilizados pelo blogdacidadania.com. Ou seja, cinco vezes maior do que o IPCA, índice que mede a inflação em toda a economia: 3,5 no ano passado. Aliás, neste quesito, somos meio recordistas mundiais: só atrás de Costa do Marfim, Uganda e Malásia

Levantamento da consultoria Mercer Marsh Benefícios, divulgado recentemente pela imprensa, indica que hoje a saúde suplementar representa a segunda maior despesa do universo corporativo, superada somente da folha de pagamento. Uma constatação preocupante, já que quase 70% dos planos de saúde vigentes no País são empresariais, quer dizer, oferecidos pelo empregador ao funcionário.

O estudo atesta ainda que a aplicação de medidas de contenção de gastos das companhias eventualmente tem elevado a contribuição dos trabalhadores, colocando-a no patamar dos 35% dos vencimentos em média.

Já virou prioridade para instituições privadas e para certos órgãos representantes de profissionais buscar alternativas mais acessíveis, porém confiáveis e de resolubilidade para um ágil atendimento médico preventivo em consultas e exames de diagnóstico, sem filas e altos custos.

São os casos, por exemplo, da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP/OAB-SP); da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP); do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de S. Paulo (CRECI SP); do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de São Paulo (CORE-SP); da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD); da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD).

Entidades, que, juntas, somam mais de 5 milhões de vidas entre seus titulares, familiares e agregados não cobertos por planos de saúde. Cada uma delas disponibiliza um site exclusivo que coloca sua comunidade em linha direta, on-line, 24 horas por dia, com as agendas de 3.035 médicos-especialistas do Estado de São Paulo, em 983 endereços diferentes, abrangendo todas 55 especialidades médicas. Tanto pelo celular quanto nos computadores.

Trata-se da plataforma DrApp, que faz o elo entre essas categorias profissionais com médicos da Associação Paulista de Medicina (APM), entidade representativa dos médicos de São Paulo, que completa 90 anos em 2020.

Aliás, a própria APM disponibiliza um site exclusivo da plataforma DrApp para seus 30 mil sóciosfuncionários e familiares agregados.

De acordo com José Maria Alves de Almeida Prado, diretor da DrApp, o Sistema DrApp ainda oferece acesso a mais de 2.000 exames laboratoriais e diagnósticos por imagens, contando com 163 unidades de laboratórios top class em 66 cidades do Estado de São Paulo.

Já são 1.146 pontos de atendimento básico particular à saúde entre consultórios médicos, clínicas e laboratórios.

“Na Grande São Paulo, mantemos contrato com o Grupo Fleury que atende em 37 Unidades da sua Rede “a+ Medicina Diagnóstica”, ofertando assistência de excelência com agilidade, precisão e eficácia. Os valores praticados pelo Grupo Fleury aos pacientes DrApp chegam a ser até 88% menores do que os de tabela”, comenta José Maria, que complementa:

“O nosso sistema acertou em cheio ao atender a demanda desta faixa da população abrigada em suas entidades de classe. A maior comprovação é que em breve o DrApp irá atender instituições que nos convocam em todo o País. Serão milhões e milhões de pacientes beneficiados”.

A assistência aos quadros da CAASP/OAB-SP, AFPESP, CRECI-SP, CORE-SP, APCD e ABCD tem vantagens notórias. Sem mensalidades, carências, limites de idade e restrições, DrApp é extensivo aos familiares e seus agregados. Fugindo à regra de mercado, como os preços praticados são acessíveis, os reembolsos de consultas e exames laboratoriais junto aos Planos de Saúde em regra podem ser totais.

“Entendemos que uma iniciativa como o DrApp é de suma importância para a saúde do Brasil, em particular para aqueles que não tem como fazer um plano de saúde”, comenta Silvio Cecchetto, presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas e vice-presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. “Hoje esse benefício está disponível para cerca de 38 mil profissionais associados e tem sido um alento para os que preferem um atendimento particular a preço absolutamente acessível, em vez de recorrer ao Sistema Único de Saúde. O melhor é que os médicos disponíveis são todos especialistas capacitados e há inúmeras opções. Enquanto membro das diretorias das duas entidades, cuja obrigação é criar facilidades para nossos sócios, afirmo que estamos bem felizes e satisfeitos com o serviço”.

Para os médicos que atendem via DrApp, os benefícios também são muito interessantes. O valor praticado é de livre arbítrio do profissional de medicina, desde que respeitados os portes da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM); não há qualquer taxa ou desconto sobre o pagamento (garantido por cartão de crédito e lançado integralmente pelo celular do paciente diretamente na conta bancária do médico).

Não existem custos para o cadastramento: o pagamento é todo digital e automatizado, sem possibilidade de glosas.

“O sistema de busca exibe no celular as datas e horários disponíveis de cada médico, com sua especialidade e endereços para consultas. Os valores são previamente conhecidos e garantidos. Isto tudo representa a possibilidade da melhor escolha, sempre”, assevera José Maria.

Ele conta também que a economia em consultas e exames pode chegar a até 80% dos preços praticados, sendo que o atendimento é particular e personalizado”:

“Somos uma real alternativa ao atendimento à saúde – com remuneração justa. Estamos verdadeiramente democratizando o acesso à saúde básica em consultas, tratamentos e exames particulares; tudo com excelência de qualidade, segurança e preços acessíveis”.

São as possibilidades da era digital revolucionando mercados, reduzindo custos, eliminando burocracias, facilitando acessos e abrindo o leque para a livre escolha do consumidor/paciente. Tudo às mãos, no celular, o controle remoto do mundo moderno.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.