This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Pesquisador cria ferramentas online para auxiliar estudos em saúde

By 28 de julho de 2014 TI e Inovação
Um trabalho desenvolvido pelo chefe do setor de informática da Fiocruz Pernambuco, Eduardo Jaime Ferraz, está permitindo o desenvolvimento de pesquisas em saúde via web. A iniciativa pesquisa e implanta programas para auxiliar os estudos da área da saúde, que podem assim ser aplicados em dissertações e teses. No total, foram criados nove sistemas utilizando uma ferramenta de desenvolvimento de sistemas GeneXus, que permite criar aplicativos com linguagens e plataformas mais populares do mercado.

O primeiro sistema desenvolvido para a Fiocruz foi o WebCeua, em 2007. A solução cadastra, autoriza e emite a licença de utilização de animais para pesquisas. Ao acessar, o pesquisador deve informar os tipos de animais que quer utilizar, espécie, quantidade, sexo e idade. Os dados do projeto são automaticamente enviados para a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) do Rio de Janeiro, que analisa a solicitação. Após o pedido ser aprovado, o pesquisador recebe a licença de utilização. Esse processo reduz a necessidade de impressão dos projetos e diminui o tempo de análise, que de mais de dois meses caiu para, em média, duas semanas. O WebCeua já tem mais de 1 mil usuários e pode ser acessado no site da Fiocruz

O programa Custo da Dengue é um questionário eletrônico que registra as entrevistas e faz um levantamento do custo da Dengue em vários estados do Brasil. As respostas podem ser exportadas para o formato XLS, o que facilita a aplicação das informações em softwares estatísticos. O questionário eletrônico sobre Tracoma cadastra as entrevistas para que seja feito o levantamento de pessoas com até 18 anos que tenham a doença, em vários estados do Brasil.

Os outros softwares desenvolvidos para a Fundação são: corte de pacientes com HIV/Aids, Serviço de Referência Nacional em Filarioses, Serviço de Referência no Controle de Culicideos Vetores, Controle de Gestantes e Recém-Nascidos com Dengue no Instituto Materno-Infantil de Pernambuco, Serviço de Referência em Doença de Chagas e Gestão da Garantia da Qualidade de Meios de Cultura.

De acordo com Ferraz, os principais impactos ao inserir os programas on-line na instituição foram a agilidade nas respostas e a padronização de fluxos de trabalho. Com a tecnologia, os interessados encontram todas as informações em um só portal e, ainda, sem custo. Os sistemas permitem que os estudos sejam feitos em menos tempo, com mais veracidade e com detalhes de informações.

O grupo de tecnologia da Fiocruz Pernambuco já trabalha em um novo projeto. Em 2015, as áreas de gestão, ensino e pesquisa ganharão um novo programa, que será utilizado no estudo da Tuberculose em HIV. Os questionários testes deste sistema já estão disponíveis no site da instituição.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply