This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

HOSPITALAR 2019 Já emitiu sua credencial gratuita? Clique aqui

PEP garante melhores resultados

By 14 de setembro de 2017 TI e Inovação

O prontuário médico é o principal documento do paciente, no qual se encontram todas as informações relativas a prescrições e procedimentos realizados dentro da instituição. Até meados da década de 90, esse documento só poderia ser encontrado em sua forma física (papel e caneta), mas, com o crescente uso da tecnologia, os prontuários foram adaptados à nova realidade, dando lugar a um sistema mais ágil, seguro e eficiente: o Prontuário Eletrônico do Paciente.

Muito mais do que o simples registro de consultas, o PEP traz um histórico completo e detalhado sobre os pacientes, como dados das últimas consultas, medicamentos que já foram prescritos, exames realizados e até anotações sobre o humor e o comportamento do paciente na hora do atendimento. O sistema atua também, muitas vezes, impedindo pequenos equívocos que colocam a vida do paciente em risco, usando alertas que indicam se o paciente possui alergias ou intolerâncias alimentares.

Já para as instituições, o prontuário eletrônico pode aumentar significativamente o faturamento mensal, pois agiliza a quantidade de atendimentos por hora, além de ser também um grande aliado na redução de glosas – nome que se dá aos procedimentos que são realizados nos hospitais conveniados, mas não são reembolsados pelo convênio por erros no preenchimento de informações e cadastro. “Com o PEP é possível prevenir anotações ilegíveis ou incorretas, além de lançamentos de quantidades equivocadas de medicamentos e falta de assinaturas ou carimbos. O objetivo é reduzir os processos manuais, aumentando a assertividade no preenchimento de dados”, completa Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon.

Mesmo com tantos benefícios, o Prontuário Eletrônico do Paciente ainda possui baixa adesão. Segundo dados da Pesquisa Médicos, realizada pela Accenture, apenas 23% dos hospitais contam com o sistema em pleno uso, embora 83% dos médicos considerem o PEP fundamental no engajamento do tratamento da saúde.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.

Leave a Reply