This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Pandemia faz empresas aderirem ao armário inteligente

By 3 de setembro de 2020 TI e Inovação

Apps de entrega de refeição, correios, lavanderias e farmácias já fazem suas entregas por meio dos armários inteligentes

Para atender as medidas de segurança sanitária, tanto em redução do tempo de permanência em ambientes externos, quanto com a escolha de circulação em horários alternativos, passando pela prática do touchless retail (da sigla em inglês, varejo sem toque), empresas passam a adotar os armários inteligentes para evitar que clientes e entregadores entrem em contato.

Nascido nos Estados Unidos há 9 anos, os lockers (armários inteligentes) estão instalados em lojas de conveniências, condomínios, universidades.  No Brasil, empresas de apps de entrega de refeição, correios, lavanderias e farmácias já fazem suas entregas por meio dos armários inteligentes.

Uma dessas empresas, a Artpharma, maior farmácia de manipulação da cidade de Jundiaí e região, investiu R$ 100 mil e há um mês tem a opção de entrega de seu medicamentos com os lockers. “Com menos de 30 dias de funcionamento,  atingimos 70% da capacidade de atendimento do ponto de retirada que tem funcionamento 24×7”, conta  sócio-diretor da Artpharma, Marco Antonio Perino.

A procura tem sido tão grande que a farmácia instalará, em setembro, novos compartimentos em Jundiaí. Os dois primeiros armários inteligentes têm 17 compartimentos, com capacidade para atender em torno de 600 clientes/mês.  Além disso, a ArtPharma  negocia expandir essa tecnologia para outras cidades do estado de São Paulo, a começar pela capital. Segundo Perino, está previsto o lançamento dos primeiros lockers, em São Paulo, na Drogaderma, empresa parceira da Artpharma.

A tecnologia dos armários inteligentes pode-se dizer que é simples. O cliente faz a compra por um canal digital e opta por retirar em um armário inteligente.  Assim que o produto é entregue, no locker escolhido, o cliente é avisado por um SMS com o QR Code enviado ao seu celular e por e-mail, onde receberá todas as instruções para retirar sua encomenda.

Os armários são autogerenciáveis, o que significa que todo o processo a partir da entrada do produto no armário é feito pelo próprio armário, o que garante que o cliente só é avisado quando sua compra está no locker.

Portal Saúde Business

About Portal Saúde Business

Formar e informar o executivo de saúde é o que fazemos todos os dias. Há mais de 15 anos desenvolvendo um conteúdo proprietário e centrado nos principais gestores do país, acompanhamos as notícias e tendências que impactarão no dia-a-dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país.